sexta-feira, agosto 09, 2013

Balanço do 25º CBBD




A natureza e simpatia catarinenses deram um toque especial às discussões sobre as tendências e ações de ponta em Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Em sua 25ª edição, o CBBD aconteceu em julho, na inspiradora Florianópolis e resultou em uma produção variada e uma promessa: advocacy para transformar.














Com o tema principal: “Bibliotecas, Informação, Usuários – Abordagens de transformação para a
Biblioteconomia e Ciência da Informação”, o mais importante evento de Ciência da Informação do Brasil se engajou na valorização das bibliotecas. A FEBAB, organizadora do congresso, lançou o movimento “Eu amo Biblioteca, Eu Quero”, com o apoio da FESPSP. A campanha é uma ação de advocacy para conscientizar a sociedade sobre as múltiplas facetas da biblioteca e sua função social.

A FESPSP também esteve presente nas apresentações de trabalhos científicos. Dentro da temática “Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação”, a professora Vânia Martins Bueno de Oliveira Funaro apresentou um trabalho oral escrito em parceria com a professora Valéria Valls entitulado “Formação do Bibliotecário e o Usuário da Informação: abordagem curricular nos cursos de Biblioteconomia e C.I do estado de São Paulo”, que gerou uma repercussão bastante positiva, inclusive com a sugestão de continuidade feita por uma profa. da UNIRIO. As professoras da FESPSP aceitaram a sugestão e continuarão com a análise dos currículos dos cursos com base neste trabalho inicial.

A professora Vânia Funaro no 25º CBBD
A professora Vânia também citou a importância do trabalho apresentado pelo professor José Fernando Modesto da Silva, junto com Marcos Luiz Mucheroni, em que os autores apresentam, pela primeira vez, uma definição do termo “biblioteca nas nuvens". Em “As Bibliotecas em nuvens”, a discussão passa pelo conceito da interoperabilidade e as novidades de recursos trazidas pelos e-books, incluindo a inserção destes nos fluxos documentais de uma biblioteca. Aliás, o professor Modesto participou desta edição com um total de 6 trabalhos de sua profícua produção científica.

Outros destaques do 25º CBBD:


As bibliotecas nacionais ibero-americanas na web 2.0: resultados parciais sobre o Facebook, de Jorge Moisés Kroll do Prado, Elaine de Oliveira Lucas, Eva Herrero Curiel

 

Centro de Recursos Informacionais para Pesquisa e Ensino: um laboratório para a formação do profissional da informação, de Cintia Braga Ferreira Pinheiro, Sumeire Tamiko Takahashi de Oliveira, Cláudio Marcondes Castro Filho

 

Livro eletrônico: o que dizem os bibliotecários da Universidade Federal de Minas Gerais, de Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Aline de Queiroz Lopes, Maria L. Amorim Antunes, Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira, Ana Lúcia Pereira


Mariana Giubertti Guedes, Ronnie Fagundes de Brito, Milton Shintaku


Gestão da informação no Blog De Olho na CI, de Isa Maria Freire, Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Breno Oliveira Nóbrega do Nascimento


Prêmios

Em relação aso trabalhos premiados, os nordestinos mostraram muito brio: a Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB) acumulou 2 prêmios e a Universidade Federal do Ceará (UFC) um prêmio:

O melhor artigo científico sobre Bibliotecas Públicas foi para a Universidade Federal do Ceará (UFC):

1º lugar “Prêmio de Melhor Artigo Científico” para a bibliotecária Fabíola Maria Pereira Bezerra (UFC) com “A Biblioteca Pública e a Infoinclusão: Democratização da Informação para Usuários Idosos”.

Entre os trabalhos científicos sobre “Transcompetências: diferenciais dos usuários e do profissional da informação”:

1º lugar “Artigo Científico” para de Isa Freire, Alba Lígia Silva e Geysa de Lima (Departamento de Ciência da Informação/CCSA/UFPB) com foi "A mandala das virtudes da Biblioteconomia: relato de pesquisa".


Na categoria de de relato de experiência em “Tecnologias de informação e comunicação – um passo a frente”:

1º lugar “Relato de Experiência” para Luciana Costa e Emeide Duarte (Departamento de Ciência da Informação/CCSA/UFPB), Jorge Gomes (Departamento de Administração/CCSA/UFPB) e Alan Curcino (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) com o trabalho intitulado "Disseminando práticas e saberes a partir da Ciência da Informação: relato de experiência do periódico Perspectivas em Gestão & Conhecimento".


Paralelamente, aconteceu o 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídica. Com o tema “Bibliotecas jurídicas: construindo uma visão de futuro” os eixos temáticos foram: Bibliotecas digitais: cenários e tendências; Informação jurídica: antigas práticas, novos modelos; Bibliotecas, arquivos e museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica e Soluções ao alcance de todos. Também foram apresentados outros trabalhos sob uma temática livre. Alguns trabalhos apresentados foram:



Repositório digital: dspace como uma ferramenta de gestão da informação em escritórios de advocacia, de Daniele Cristina Gonçalves Brene Pires, José Fernando Modesto da Silva

Mais uma vez, o CBBD mostrou-se como um crucial ponto de disseminação e troca de conhecimento em CI, explorando muitas vertentes de todo o potencial da área e consolidando as questões clássicas sob novas abordagens. Passagem obrigatória para estudantes e todos os profissionais de informação.


Veja fotos do 4º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídica  aqui.

Conheça todos os trabalhos do 25º CBBD aqui.

2 comentários:

  1. Equipe da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP,

    Muito legal o balanço que vocês fizeram do XXV CBBD. É um ponto de encontro para troca de experiências, conhecimento, contatos... Vale muito a pena participar! :D

    Bacana terem mencionado o meu trabalho dentre os destaques... Muito grata!

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo blog!
    Abraços, Emanuelle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuelle, seu tema é de interesse crucial para o momento em que estamos vivendo, portanto, enriquece o debate em sala de aula com os alunos. Obrigada pela sua mensagem e pelo apoio e continue acompanhando o blog da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP.

      Excluir