Pular para o conteúdo principal

O Big Data continua bombando



Uma passeada pelo Google Trends, a ferramenta de tendências em pesquisa do gigante americano, indica que ele é forte na India e Estados Unidos. Aqui no Brasil, o Big Data aparece mais e mais no mercado de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), e segue suscitando dúvidas.






Continuando a tendência do ano passado, o Big Data continua muito presente nas rodas de discussão
quando se fala em gerenciamento de informações. Conforme o infográfico abaixo de O Globo, o Big Data é um “conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais “ com inéditos parâmetros de volume, variedade e velocidade. Esses dados incluem os dados não estruturados, como os seus post no Facebook e os seus tweets, que dependem de um contexto para terem significado, perdendo o sentido, portanto, quando são lidos mecanicamente por máquinas.


Daí podemos concluir imediatamente que a análise mais acurada desses dados é que vai embasar a 
tomada de decisão mais proveitosa e lucrativa para uma empresa, e isso demanda profissionais competentes. O fator humano pode fazer, então, toda a diferença O professor Henrique Ferreira, bibliotecário, que ministra as disciplinas “Geração de Base de Dados” e “Automatização de bibliotecas” chama a atenção para este detalhe em artigo publicado esta semana pela agência FESPSP de notícias: “Vale lembrar que só a tecnologia de Big Data, bem como qualquer outra tecnologia, não apresentará resultados se as empresas não contarem com profissionais capazes de operar, analisar, entender e tomar decisões (tirar conclusões mais acertadas) e determinar ações com base nesses dados”, ressalta.

Professor Henrique Ferreira
Por outro lado, como tudo em tecnologia, os modismos não resistem ao tempo e o Big Data ainda está em processo de avaliação. “O trabalho com Big Data não pode ser visto como um modismo ou adotado por qualquer organização sem o entendimento e a real necessidade desse tipo de investimento”, continua o professor. E isso vale também para quem pretende se lançar neste nicho de mercado, ainda restrito para poucos, como alerta o professor Henrique: “Para os profissionais envolvidos, sejam eles de tecnologia, de tratamento da informação, de gestão, ou qualquer outro interessado, não é prudente apostar todas as suas fichas nessa nova tendência, já que seus resultados tem sido válidos para as grandes corporações, o que 'elitiza' um pouco sua aplicabilidade”.

E o que o bibliotecário, como pode lidar com o Big Data?  Joseph Janes, professor da Universidade de Washington, leciona na Information School da universidade, que seria o departamento relacionado à Ciência da Informação e Tecnologia. Em sua análise em artigo na revista American Libraries, ainda em 2012, Janes já apontava o bibliotecário de referência como o profissional mais indicado para humanizar o Big Data, pois ele está na categoria de profissionais que pensam as questões de privacidade, autoridade, qualidade, autenticidade, racionalidade e ética. O bibliotecário de referência, continua Janes, é quem centraliza os processos em um esforço de aprimorar a condição humana e as vidas de todos os indivíduos, criando ferramentas para a circulação e a sustentabilidade de dados na imensidão do Big Data e encontrar a informação exata que seu usuário precisa.

Em 18 de setembro, a National Information Standards Organization (NISO), organização americana que congrega especialistas em serviços de informação, reunirá em um seminário pela web, o chamado webinar, especialistas para a discussão de curadoria de pesquisa de dados e a o impacto do Big Data nas bibliotecas. Os preços são salgados, especialmente em tempos de alta do dólar, mas os estudantes pagam 74 dólares para as duas partes do webinar, o que equivale a metade do preço do valor cheio, com inscrições até o dia 18 de setembro. Oportunidade de treinar o seu inglês e conhecer as propostas de gerenciamento desta tecnologia em bibliotecas universitárias e nas instituições de pesquisa científica americanas.

Veja aqui uma sugestão de roteiro de leituras sobre o Big Data, com e-books gratuitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação