sexta-feira, agosto 09, 2013

TCC 2013: Denis Maimoni e sustentabilidade





Denis Maimoni está preparando seu TCC sobre sustentabilidade
Para os alunos do último ano de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCI-FESPSP, o segundo semestre chega com toda a pressão para finalizar o TCC. Para apresentar algumas das pesquisas que estão sendo desenvolvidas, a Monitoria Científica (MC)  vai fazer uma cobertura especial dos trabalhos de 2013, conversando com os alunos sobre suas monografias. Começamos com o tema de sustentabilidade em bibliotecas comunitárias, com Denis Maimoni, do oitavo semestre noturno:




MC: Qual o tema da sua monografia ?

DENIS: Sustentabilidade, Permacultura e as Bibliotecas Comunitárias.

MC: O que é permacultura?

DENIS: Permacultura é um termo que está dentro da sustentabilidade que quer dizer cultura permanente. Agrega vários conceitos de mudança, design de agricultura, para fazer algo sustentável de forma que cada elemento do local tenha mais de uma função. Por exemplo, se você faz uma casa ao lado de uma horta, como fosse uma estufa, ela serve de ar condicionado para a casa. Se você fizer na parede, você tem um isolamento acústico e térmico, e além disso você tem outras coisas que podem favorecer, como a compostagem.

MC: E como você vai aplicar isso numa Biblioteca Comunitária?

DENIS: As bibliotecas comunitárias não tem um padrão de infraestrutura, geralmente elas são um lugar improvisado que é criado por iniciativa da comunidade mesmo e que carece daquela informação e daquele espaço para interagir. Elas precisam tanto desse apoio da comunidade, ou de uma empresa ou ONG que as adote e ceda livros, ceda o espaço. E a empresa tem o fim de colocar o nome dela em favorecimento próprio. Eu quero implementar esses conceitos de como fazer um telhado reaproveitável, fazer uma iluminação natural, tomando cuidado com a preservação dos livros. A questão de colocar uma horta próxima do local, para favorecer essa ambientação melhor nos entornos, e fazer com que a comunidade participe também dessa construção para que entendam que você pode tanto reaproveitar materiais que seriam considerados lixo pela sociedade e fazer uma coisa legal, um espaço legal para eles trocarem informação, sejam elas culturais e até mesmo aquela questão dos 3 R’s, que é reaproveitar, reutilizar e reciclar e trazer isso para a biblioteca. Vou levar essa questão para eles... Essa é a minha ideia.

MC: Quem é a sua orientadora?

DENIS: Minha orientadora é a professora Evanda.

MC: Está lendo muita coisa?

DENIS: Demais! Agora só estou na parte de sustentabilidade. Depois vou para biblioteca
Denis Maimoni
comunitária, estou fazendo por partes porque, está difícil! (risos)

MC: Já começou a escrever?

DENIS: Já fiz o primeiro capítulo, praticamente. Agora faltam os outros, que são mais três! (risos)

MC: Planos para participar de congressos, seminários, etc e apresentar o seu trabalho?

DENIS: Sim, claro!


O segredo para um excelente TCC: muita leitura e planejamento

Há quem entre na faculdade com uma ideia muito clara sobre seu trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC. Mas, muitos alunos têm dificuldade em escolher um tema e desenvolver sua pesquisa de graduação, mesmo quando requisitados. Para auxiliá-los neste processo de tomada de decisões, a professora Valéria Valls dá o start em uma aula especial no 3º semestre, apresentando as linhas gerais do trabalho.

O caminho que estrutura o TCC na FESPSP começa com a disciplina de Normalização Documentária,  no 2º semestre, que é um pré-requisito para Metodologia da Pesquisa Científica aplicada ao TCC, no 4º semestre, que por sua vez é pré-requisito para no 5º semestre o aluno cursar TCC Desenvolvimento I. Naturalmente, no semestre seguinte a monografia deve ser finalizada com TCC Desenvolvimento II.

O TCC pode ser feito em grupos de até três alunos, de tema livre que seja pertinente à área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. O formato pode ser uma monografia ou uma proposta de intervenção.

Uma dica valiosa é escolher um objetivo simples, com foco, e evitar as grandes dispersões de grandes temas. “Não queiram abraçar o mundo”, afirma a professora Valéria Valls.
Na escolha do tema, vale o interesse profissional, mas também vale muito a paixão. “Ás vezes, a paixão move o aluno de tal forma que ele se dedica a ponto de fazer um excelente trabalho”, diz o professor Henrique Ferreira. Uma motivação nada desprezível, que pode tomar corpo com as discussões já feitas em aula e um levantamento dos TCCs já publicados, disponíveis na biblioteca da FESPSP e em repositórios na internet.

Mas, a escolha de um bom tema não é tudo. É preciso certificar-se de que há literatura suficiente para a observação do seu objeto de pesquisa. Sem uma boa base bibliográfica, consistente, infelizmente, um tema pode se mostrar impraticável!

Por outro lado, há os autores primordiais para o bom embasamento do tema a ser desenvolvido. Um TCC que verse sobre organização e representação do conhecimento, por exemplo, obrigatoriamente deve conter em sua bibliografia Johana W. Smit e Nair Kobashi, da mesma forma que não existem estudos sobre serviços de referência sem o pensamento de Denis Grogan.

Para conseguir compilar os melhores autores e trabalhos, o seu orientador terá um papel fundamental ao elencar o material a ser lido. E aqui está outra determinante de um TCC: uma boa leitura, crítica, reflexiva e inter-conectada  com hipótese, desenvolvimento e conclusão, mostrando apontamentos e novas questões. A qualidade de uma proposição pode não se originar de uma infinidade de páginas devoradas, mas sim de algum tempo de maturação de uma ideia. O melhor resultado de um TCC pode estar escondido justamente aí.

Acesse aqui o arquivo TCC_FaBCI.pdf com as orientações da professora Valéria Valls para os TCCs da FaBCI

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Arrasou Denis! Quero ver a apresentação do seu TCC.

    ResponderExcluir
  3. é isso aí Denis força que estamos na reta final, tb estarei na apresentação!!! bj

    ResponderExcluir
  4. Com essa força da Flávia e da Paulinha, o Denis vai dar um show no TCC! Estaremos por lá, será imperdível! Obrigada pelas mensagens, meninas!

    ResponderExcluir