sábado, agosto 31, 2013

Unidades de Informação do Sistema “S”



Bruna e Iraci (acima, no sentido horário.), Juliana e Mariana
Vídeo games, acesso à tecnologias, produção de moda e incentivo à leitura nas indústrias. Estas são algumas das áreas em que trabalham as alunas Bruna Carolina Gomes, Iraci Aparecida dos Santos, Mariana Araújo e Juliana Reisa, do quarto semestre noturno. Juntas, elas compõem uma fração do chamado Sistema S: Senac, Sesc, Senai e Sesi. Conheça um pouco sobre cada uma delas:






Bruna tem que gerenciar o uso dos games no Senac Santo Amaro

Biblioteca do Senac Campus Santo Amaro
BRUNA: Eu trabalho no Senac Campus Santo Amaro faz quatro meses, em uma biblioteca enorme que parece a Biblioteca São Paulo. Eu faço atendimento e a guarda do material. Fiz uma participaçãozinha no processamento técnico dos DVDs. Quanto aos sistemas de classificação, usamos CDD e Cutter e a biblioteca atende ao público externo da comunidade, funcionários e professores. A comunidade pode retirar livros de literatura e usar a internet gratuitamente, mas tem uma taxa para livros técnicos. Temos bastante frequência e de 11h30 às 12h30 temos o pico de atendimento, com o pessoal da graduação saindo da aula e o pessoal dos cursos técnicos e cursos livres entrando. É um misto de biblioteca escolar com universitária. No acervo temos DVDs, vídeo games (Playstation 2 e 3), jogos (xadrez, dama, etc.). Todas as idades querem usar os vídeo games, dá até briga. Usam o tempo todo: saem da aula, e vão jogar, ou no intervalo, e aos sábados. Mas, é só para os alunos. Na equipe tem a Lidiane, o Ariovaldo, a Ângela; o Fábio, que cuida da aquisição, é bibliotecário, a Andreia e a Cris, bibliotecárias, e o Ricardo, bibliotecário do espaço braile. E eu, estagiária de Biblioteconomia, e uma aluna de turismo, que faz estágio em atendimento para o curso de Hotelaria e Turismo.

Iraci tem vasta experiência na Biblioteca do Sesc Carmo
Biblioteca do Sesc Carmo
IRACI: Eu estou no Sesc da Rua do Carmo, que antigamente era o Centro Mário França de Azevedo, que trabalhava muito com coisas folclóricas, exposições, os bonecos de Olinda... Hoje é o Sesc Carmo, uma unidade muito antiga, uma das primeiras. No momento, eu faço o atendimento na Internet Livre, e cuido da parte administrativa: trabalho com dois instrutores que dão oficinas e ajudam os usuários. Eu trabalho no Sesc há 30 anos, então já passei por todas as áreas, inclusive a biblioteca, onde eu passei a maior parte da minha vida no Sesc. E vou me aposentar lá, daqui a pouquinho estou parando. E depois, vou me especializar, vou ver alguma pós. Eu amo Linguística e também sou apaixonada pela parte cultural, pretendo fazer um curso de contação de histórias, acho muito legal, não apenas para o usuário, mas para o professor, e o bibliotecário. Ele tem que ser ativo em todas as áreas. E o Sesc domina muito essa área cultural. Nós fizemos muitos trabalhos com escolas, inclusive escolas carentes.
Mariana está aperfeiçoando seu conhecimento sobre moda no Senai

Modelagem em computador
MARIANA: Eu faço estágio na Biblioteca dos cursos de Técnico de vestuário e Técnico têxtil do Senai Francisco Matarazzo, no Brás. Faço atendimento a alunos e professores. No acervo temos livros, periódicos, vídeos, tecidos e roupas. Tem um tesauro só de termos da indústria têxtil e o que os alunos mais consultam são os moldes de roupas. O sistema de classificação para livros é a CDD, e um sistema diferenciado para os tecidos e outros itens.

Juliana está aprendendo sobre projetos no Sesi
JULIANA: Estou na Biblioteca do Sesi, no edifício sede, na Avenida Paulista, faz duas semanas.
Caixa de Cultura do Sesi
Estou gostando bastante, eles têm muitos 
projetos e eu ajudo um pouco as bibliotecárias em cada um deles. A Caixa de Cultura, por exemplo, é uma iniciativa em que uma caixa de metal com livros de literatura estrangeira e brasileira é levada às indústrias por um agente cultural e fica lá por três meses. A caixa pode ser renovada periodicamente. Quando eu trabalhei na Aché (Laboratório farmacêutico Aché), lembro que recebemos uma Caixa dessas e ao mencionar isso na minha entrevista minhas futuras chefes se interessaram pelo meu perfil. O Sesi também está começando uma faculdade e estou participando também da escolha das obras para o acervo de todos os cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário