Pular para o conteúdo principal

FESPoética: ação cultural permanente



Ricardo Vianna, do FESP Poética

Quando você entra no saguão da FESPSP  às quartas, mais ou menos umas 18h30, você dá de cara, e ouvidos, com poemas que mudam aquele instante de rotina e deixam uma delicadeza no ar. É o Ricardo Vianna, nosso querido bardo, que vem, generosamente, trazer um pouco de suavidade para quebrar a dureza da semana:








O meu Universo
não era tão grande.
Não tinha mais
que as duas casas que vivi
e o quintal de terra de minha avó.
Eu nem tinha sabimentos de Marte Netuno ou Plutão
Aquilo para mim era o infinito…
E ainda é.
Ricardo Vianna


Em seu útimo ano no curso de Sociologia, Ricardo Vianna tem ainda muita coisa para falar. Ou melhor, para poetar. Ainda temos algumas quartas feiras até o final do semestre acadêmico, as últimas chances de participar com o futuro sociólogo de uma ação cultural permanente da FESPSP: o FESPoética:

“O projeto nasceu há mais ou menos dois anos, quando eu participava do Centro Acadêmico Florestan Fernandes. A gente fez o projeto, escreveu, enviamos para a Diretoria Acadêmica na época, e começamos”, explica Ricardo.

Sem grandes elocubrações nem maratonas incríveis de execução, o FESPoética de Ricardo é uma clara atitude de posicionamento sócio-político, sem perder o cunho pedagógico, que envolve, sem que percebamos, toda a comunidade da instituição.

Ricardo Vianna no saguão da FESP 
“Sua função é artística, que é a de fazer uma intervenção poética no saguão da faculdade, e tem uma função também pedagógica, que é essa questão de narrar, recitar, falar em público. Acho que essa função pedagógica é importante. É um projeto aberto a todos que queiram participar”, convida.

Um pouquinho de coragem para chegar junto, uma seleção de uns poemas, e pronto, lá está você com o microfone na mão, recitando com o Ricardo no FESPoética. Transformado.

“O fruto que isso pode trazer, além da poesia que transforma quem lê e quem ouve é dar uma segurança para quem tem dificuldade de falar em público, esse é o grande lance desse projeto,” diz.

Mas, ler o quê, quem? Ricardo faz a leitura de poemas de sua autoria, bem avizinhados com os versos de medalhões poéticos.

“A gente traz os nossos poetas preferidos, os nossos autores preferidos, os nossos próprios textos, e durante meia hora a gente faz a leitura desses textos.” E quem são seus preferidos? “Manoel de Barros, Adélia Prado, Drummond, Manoel Bandeira, João Cabral de Melo Neto. Também gosto dos portugueses Fernando Pessoa e Florbela Espanca, o alenão Rilke. É esse universo, essa constelação de textos que fica à minha volta, que eu tento trazer.”

O poeta é um ente que lambe palavras.” Manoel de Barros

No blog REXISTENCAIPOETICA, Ricardo Vianna vai coletando reflexões e vestindo-as de poesia. “Tem alguns poemas meu postados lá.”

Porque canto?
Canto. Porque canto?
Porque o canto não tem voz.

Canto, porque tudo tem encanto
E esse canto somos nós
Canto com espanto sem saber como isso dói
Canto neste canto a vida de todos nós
Canto porque dentro do meu canto
Está contido todo pranto dos cantos da minha voz

Canto. Porque canto?
Porque o canto não tem voz.

Ricardo Vianna

Mesmo que você não tenha a destreza de Ricardo com as palavras e as ideias, pode, e deve participar do FESPoética. Vale o ensaio para o pessoal de Biblioteconomia, experimentar, sentir, compartilhar um pouco de imagens de poesias. E quem sabe, assumir esta belíssima ação cutural, permanente, e nossa, que o Ricardo Vianna começou. 
“É muito simples. O que o projeto pede de estrutura é uma caixa de som e um microfone, toda semana. Eu envio um email para a Comunicação da FESPSP e quando eu chego a caixa já está aqui”. Não tem segredo.

E se você não vem, quem faz? Você vai se formar este ano e quem vai continuar? “Está aberto a quem quiser dar continuidade, será muito bem vindo. Quem ganha com isso é a própria  FESPSP”.

E os futuros bibliotecários, mais ainda! Afinal, poesia é movimento e atitude, em qualquer lugar, como as contações de história, os saraus, as mesas redondas, os projetos de incentivo à leitura de qualquer biblioteca.

Que tal participar desse movimento também com o FESPoética? Toda quarta, o Ricardo está por lá...#ficaadica.

Comentários

  1. Parabéns, pela bela reportagem!!! Este projeto é maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  2. Um orgulho para a comunidade FESPSP, Cris!
    Obrigada pela sua mensagem, continue conosco no blog da Monitoria! bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e