Pular para o conteúdo principal

O olhar e o pensar de Claudio Marcondes


 
Cláudio Marcondes de Castro Filho, bibliotecário formado pela FESPSP, mestre e doutor pela ECA/USP, foi o pioneiro a aplicar no país o modelo espanhol CRAI. Em entrevista exclusiva gentilmente concedida à MC por email, o professor Claudio falou sobre o projeto CRIPE, perspectivas em pesquisa na área de Ciência da Informação e o lançamento de seu livro “Olhares sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação”:








MC: Como responsável pela implementação aqui no Brasil do modelo CRAI, como o senhor avalia os resultados do CRIPE, modelo aplicado na biblioteca da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto?

CLAUDIO: Bem, O CRIPE foi o resultado de um projeto enviado para o CNPq e aceitado para seR implantado, mediante o modelo CRAI, estudado e pesquisado para o meu doutorado. Nesse aspecto o CRIPE tem alguns objetivos, funções e características bem similares que o CRAI, que foram implantados na Espanha. Avalio que os resultados são ótimos, uma vez que estão tendo uma boa repercussão com os alunos e professores do curso de Ciências da Informação e da Documentação da FFCLRP. 

MC: Quais as perspectivas de implementação em outras bibliotecas?
CLAUDIO: Alguns estudos estão sendo elaborados por algumas Faculdades da USP e no momento que eu tenho conhecimento, é a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – campus São Paulo, que tem um projeto aprovado e está em fase de implantação.  

MC: Como este projeto pretende impactar a formação de alunos de Biblioteconomia?
CLAUDIO: Acredito que o impacto maior é que podemos elaborar outros projetos com a participação dos alunos, seja elaborando ou implantando projetos. Outro aspecto é apresentar um novo modelo de biblioteca universitária, que existe em outros países, como também o modelo brasileiro. Acredito que conhecer “in loco” o CRIPE é de suma importância, para que os alunos avaliem os produtos e serviços oferecidos e se estão em consonância com os objetivos dos usuários.

MC: A respeito do lançamento do livro em que o senhor é o organizador "Olhares sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação", a integração entre academia e a atividade profissional está satisfatória para uma atuação comprometida, responsável e criativa?
CLAUDIO: O livro apresenta várias possibilidades de atividades do profissional da informação, ou seja, do bibliotecário. O livro aborda, de maneira didática e aprofundada, importantes conceitos, revisão de literatura e pesquisas científicas que traçam um panorama do bibliotecário e seu campo de atuação. É claro que o campo é bem mais vasto do que o livro apresenta. Os textos têm como fio condutor o profissional bibliotecário e suas facetas. Os olhares são diversos e o resultado foi um escopo amplo e diverso, buscando a compreensão do bibliotecário, como agente mediador da informação e transformador da sociedade.


MC: Quais são os maiores desafios que o recém-formado de hoje encontrará ao sair da faculdade?
CLAUDIO: Os desafios serão muitos, mas acredito que serão atingidos, pois os cursos de biblioteconomia e Ciência da Informação, de maneira geral, apresentam uma grade curricular que atinge as necessidades do mundo de trabalho. Acredito também, que o recém-formado, tem que ter uma maior preocupação com os usuários da unidade de informação em que for atuar, pois na questão da organização da informação, existem suportes para resolver essa questão. Outra questão que considero como desafio é a disseminação da informação para os usuários, pois sem esse serviço de nada adianta uma unidade de informação organizada.

MC: Quais são as questões mais importantes que a Ciência da Informação coloca para a pesquisa nos próximos 5 anos?
CLAUDIO: Particularmente acredito nas pesquisas com relação às bibliotecas escolares, públicas e comunitárias. São muito pouco estudadas no Brasil e estamos carentes desses estudos, pois, a nossa sociedade ainda desconhece essas áreas e faltam ambientes de informação dessas tipologias. As grandes capitais estão organizadas nessas áreas, mas no interior desse Brasil ainda tem muito que se fazer.


Lançamento do livro “Olhares sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação", amanhã, na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, às 15h30. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação