quinta-feira, outubro 31, 2013

Bibliotecas públicas irmãs: NAPLE

Ação da NAPLE de incentivo à leitura
Onde isto acontece? Por meio do fórum de Autoridades Nacionais para Bibliotecas Públicas na Europa (National Authorities on Public Libraries in Europe, ou NAPLE na sigla em inglês).


O forum NAPLE foi criado em 4 de outubro de 2002 como uma associação não-governamental internacional que defende os interesses das bibliotecas públicas europeias e congrega 24 países. Seu objetivo principal é a promoção dos princípios e estratégias de políticas para as bibliotecas públicas e tudo que se lê no site das bibliotecas irmãs da NAPLE é sobre atividades e promoção da biblioteca pública, o Naple Sister Libraries,
um programa de cooperação para . . . bibliotecas públicas! As unidades participantes estão localizadas em qualquer região da Bélgica, Croácia, República Checa, Finlândia, Irlanda, Lituânia, Polônia, Portugal, Romênia, Escócia, Eslovênia ou da Espanha, a atual CEO. Hoje, somam 74 bibliotecas no total.

Entre as atividades sugeridas para as bibliotecas irmãs estão o compartilhamento de ações como “clube do livro”, em que o mesmo livro pode ser adotado nos vários países, treinamento de usuários e programas online e também a multiplicação de conhecimentos e expertises locais através da rede que se forma.

Para fazer o fluxo informacional seguir sem obstáculos, o site faz entrevistas com as diretorias das bibliotecas irmãs, cada mês em um país diferente e assim a troca de dicas e práticas torna-se bastante rica e dinâmica. Em outubro foi a vez da biblioteca pública Tielt-Winge, em Flandres, na Bélgica, e que mantém estreitas relações com a biblioteca pública de Krapina, na Croácia por meio de parcerias em áreas de interesse comum.

Festa em Ermua


No dia 13 de setembro, as Naple Sister Libraries comemoraram o Naple Sister Libraries Day com o mote “Ler está na moda”, em que partilharam ações de mediação e incentivo a leitura e outras iniciativas para a promoção da biblioteca pública. A biblioteca pública municipal de Ermua, na Espanha, fez uma grande festa, com cartões postais temáticos, muitos  balões e mensagens especiais pela comemoração.
Uma ótima iniciativa que pode inspirar nossas bibliotecas públicas a se aproximarem mais para fortalecer seus serviços e marcar presença de uma maneira mais atraente para seus usuários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário