sexta-feira, outubro 04, 2013

Encontros Setoriais FESPSP: metodologia Lean e base LILACS


No último dia 27 foi realizado o primeiro Encontro Setorial FESPSP com ênfase em informação em saúde. Para quem ainda pensa que o mundo da biblioteconomia gira em torno apenas de bibliotecas universitárias, públicas e escolares, esta é uma ótima oportunidade de conferir o quão amplo é o mercado para o profissional bibliotecário. É ainda uma chance para conhecer algumas especialidades para que o estudante possa pesquisar, e quem sabe, se identificar e se especializar para atuar na área.


Fomos contemplados com as palestras de Ana Lucia Maida (confira seu perfil no LinkedIn aqui) e Sueli Mitiko Yano Suga (confira aqui seu currículo Lattes).

Ana Lucia é, atualmente, a única bibliotecária da Johnson & Johnson em São José dos Campos, interior de
Ana Lucia é a única bibliotecária da Johnson &Johnson
São Paulo, e nos contou sobre a implantação da metodologia Lean no processo de gerenciamento de registros e informações. Mas o que é a metodologia lean? Trata-se de um processo de fazer mais com menos para suprir as necessidades e aumentar a satisfação do cliente. O que parecia improvável e inviável em um centro de documentação foi eficazmente realizado utilizando-se algumas ferramentas como o 5S (cinco sensos de utilização: ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina) e o Kanban, muito utilizado em processos logísticos. Ao final do processo, as atividades puderam ser aprimoradas, aumentando o grau de satisfação dos clientes. A experiência de Ana Lucia mostra o quão eficaz é a metodologia lean, onde, com a aplicação de alguns conceitos administrativos, pode ser implantada em qualquer unidade de informação, reduzindo atividades que não agreguem valor ao trabalho e criando valor ao usuário.

A segunda etapa do encontro foi conduzida por Sueli Suga, bibliotecária da BIREME (Biblioteca
Sueli Suga
Regional de Medicina), com forte atuação junto à LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), sendo o tema de sua palestra, os desafios e perspectivas para a base de dados LILACS.


Após a apresentação dos desafios, perspectivas e de alguns dados gerenciais pudemos perceber que a LILACS vai além de uma base de dados, é ainda um portal de pesquisa, além de servir como repositório de suas publicações. O grande diferencial da LILACS está no que se pode chamar de projeto pedagógico, pois orienta e auxilia os editores a criar e indexar suas revistas na base de dados. A LILACS torna-se então, o primeiro degrau aos editores; aprendendo o bê-a-bá com a LILACS, é possível então aventurar-se em outras bases como a Scielo e a MEDLINE.

Com todos estes serviços, a LILACS tem como missão contribuir para o desenvolvimento da saúde, especialmente na área pública, por meio do acesso à literatura científica e o controle bibliográfico. Entre seus desafios estão a melhoria da cobertura temática e geográfica e a atualização de sua metodologia, conhecida pelos rígidos padrões.

O que mais chama a atenção ao assistir a palestra da Sueli é a paixão pelo seu trabalho e o orgulho de ser bibliotecária; a garra com que veste a camisa e defende aquilo que faz. A biblioteconomia está longe de ser apenas aquela velha rotina em bibliotecas, ela cruza a linha do horizonte e mostra caminhos que antes seriam impensáveis. Portanto, para quem pensa que certas disciplinas ao longo da graduação parecem ser inúteis, é melhor tomar cuidado, talvez seja esta a disciplina que será para você a base referencial para sua atuação no mercado de trabalho.

A quem perdeu a chance de prestigiar o encontro, basta apenas lamentar e ficar de olho na programação para os próximos encontros que, em breve, serão divulgados.







Sheila Silveira é aluna do quarto semestre noturno e trabalha na biblioteca do Hospital Albert Einstein

3 comentários:

  1. Sheila, obrigada pela presença e fico feliz que tenha gostado da palestra. Felicidades e Sucesso na profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia, sua palestra foi muito instigante, a metodologia LEAN é algo para se pensar, inspira várias aplicações. Obrigada pela sua mensagem aqui no blog!

      Excluir
  2. Olá,
    Poderia disponibilizar as palestras? Principalmente da Sueli Suga.
    Abraços,

    ResponderExcluir