Pular para o conteúdo principal

Encontros Setoriais FESPSP: metodologia Lean e base LILACS


No último dia 27 foi realizado o primeiro Encontro Setorial FESPSP com ênfase em informação em saúde. Para quem ainda pensa que o mundo da biblioteconomia gira em torno apenas de bibliotecas universitárias, públicas e escolares, esta é uma ótima oportunidade de conferir o quão amplo é o mercado para o profissional bibliotecário. É ainda uma chance para conhecer algumas especialidades para que o estudante possa pesquisar, e quem sabe, se identificar e se especializar para atuar na área.


Fomos contemplados com as palestras de Ana Lucia Maida (confira seu perfil no LinkedIn aqui) e Sueli Mitiko Yano Suga (confira aqui seu currículo Lattes).

Ana Lucia é, atualmente, a única bibliotecária da Johnson & Johnson em São José dos Campos, interior de
Ana Lucia é a única bibliotecária da Johnson &Johnson
São Paulo, e nos contou sobre a implantação da metodologia Lean no processo de gerenciamento de registros e informações. Mas o que é a metodologia lean? Trata-se de um processo de fazer mais com menos para suprir as necessidades e aumentar a satisfação do cliente. O que parecia improvável e inviável em um centro de documentação foi eficazmente realizado utilizando-se algumas ferramentas como o 5S (cinco sensos de utilização: ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina) e o Kanban, muito utilizado em processos logísticos. Ao final do processo, as atividades puderam ser aprimoradas, aumentando o grau de satisfação dos clientes. A experiência de Ana Lucia mostra o quão eficaz é a metodologia lean, onde, com a aplicação de alguns conceitos administrativos, pode ser implantada em qualquer unidade de informação, reduzindo atividades que não agreguem valor ao trabalho e criando valor ao usuário.

A segunda etapa do encontro foi conduzida por Sueli Suga, bibliotecária da BIREME (Biblioteca
Sueli Suga
Regional de Medicina), com forte atuação junto à LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), sendo o tema de sua palestra, os desafios e perspectivas para a base de dados LILACS.


Após a apresentação dos desafios, perspectivas e de alguns dados gerenciais pudemos perceber que a LILACS vai além de uma base de dados, é ainda um portal de pesquisa, além de servir como repositório de suas publicações. O grande diferencial da LILACS está no que se pode chamar de projeto pedagógico, pois orienta e auxilia os editores a criar e indexar suas revistas na base de dados. A LILACS torna-se então, o primeiro degrau aos editores; aprendendo o bê-a-bá com a LILACS, é possível então aventurar-se em outras bases como a Scielo e a MEDLINE.

Com todos estes serviços, a LILACS tem como missão contribuir para o desenvolvimento da saúde, especialmente na área pública, por meio do acesso à literatura científica e o controle bibliográfico. Entre seus desafios estão a melhoria da cobertura temática e geográfica e a atualização de sua metodologia, conhecida pelos rígidos padrões.

O que mais chama a atenção ao assistir a palestra da Sueli é a paixão pelo seu trabalho e o orgulho de ser bibliotecária; a garra com que veste a camisa e defende aquilo que faz. A biblioteconomia está longe de ser apenas aquela velha rotina em bibliotecas, ela cruza a linha do horizonte e mostra caminhos que antes seriam impensáveis. Portanto, para quem pensa que certas disciplinas ao longo da graduação parecem ser inúteis, é melhor tomar cuidado, talvez seja esta a disciplina que será para você a base referencial para sua atuação no mercado de trabalho.

A quem perdeu a chance de prestigiar o encontro, basta apenas lamentar e ficar de olho na programação para os próximos encontros que, em breve, serão divulgados.







Sheila Silveira é aluna do quarto semestre noturno e trabalha na biblioteca do Hospital Albert Einstein

Comentários

  1. Sheila, obrigada pela presença e fico feliz que tenha gostado da palestra. Felicidades e Sucesso na profissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Lucia, sua palestra foi muito instigante, a metodologia LEAN é algo para se pensar, inspira várias aplicações. Obrigada pela sua mensagem aqui no blog!

      Excluir
  2. Olá,
    Poderia disponibilizar as palestras? Principalmente da Sueli Suga.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação