sexta-feira, outubro 04, 2013

Especial TCC: Gestão documental, com Winderson e Antonieli

Winderson e Antonieli
A importância da Gestão Documental e de seus instrumentos (Tabela de Temporalidade de Documentos / Plano de Classificação de Documentos) para a organização e recuperação da massa documental que é produzida nos arquivos é o que Winderson Gomes e Antonieli Alves, do sexto semestre noturno/matutino, estão defendendo em seu TCC:


MC: Por que vocês escolheram esse tema?

Antonieli: Escolhemos o tema pois nos familiarizamos com o trabalho do arquivista. Winderson trabalha no CEDOC/FESPSP há 4 anos e quando fiz estágio na Biblioteca FESPSP participei do processo de organização da massa documental da instituição. Gostei muito da experiência e pretendo entrar na área, além de continuar com a idéia de montar uma empresa de consultoria com duas amigas.

Winderson: Em 2009 entrei na FESPSP através do programa “Jovem Cidadão”, e comecei a trabalhar no CEDOC/FESPSP. Me assustei com a quantidade de documentos que a instituição possuía. Desde o inicio, ainda que inexperiente, sempre participei do processo de tratamento documental que a instituição mantém em seu Centro de Documentação, enfim, por conta de todo este processo e paixão pela área arquivística, conversando com a Antonieli na disciplina de “Metodologia da Pesquisa Aplicada ao TCC”, resolvemos então abordar em nosso TCC a importância da Gestão Documental para os arquivos.


MC: Qual é a hipótese de trabalho de vocês?

 WINDERSON: Partimos do princípio de que, nos últimos tempos, as empresas vêm produzindo uma grande quantidade de massa documental devido às demandas de informações que o mercado exige. Também da falta de políticas de incentivo ao uso de instrumentos de gestão de documentos que faz com os arquivos não consigam organizar esses documentos para que futuramente venham a serem recuperadas essas informações de forma rápida e precisa.

Apresentaremos em nosso trabalho a importância da Gestão Documental e de seus instrumentos (Tabela de Temporalidade de Documentos / Plano de Classificação de Documentos) para a organização e recuperação da massa documental que é produzida nos arquivos.

MC: O que vocês estão lendo?

ANTONIELI: No momento estamos lendo muitas coisas ao mesmo tempo, até porque não temos só o TCC para fazer. Entretanto, nosso trabalho foca um pouco a questão histórica dos arquivos, e estamos utilizando autores como José Pedro Esposel e Luis Reis para esta abordagem mais histórica, entre outros.

Já para o capitulo sobre a Gestão Documental estamos utilizando textos da Ieda P. Bernardes, José Maria Jardim, Uberdan Lopes e Marilena L. Paes, além das Leis 8-159/91 e 12.527/12.

MC: Quem é orientador da monografia de vocês?

ANTONIELI: Nosso orientador é o Prof.º Charlley Luz, professor dos cursos de Gestão Arquivística e Gestão da Informação Digital na Pós Graduação da FESPSP.

MC: Vocês pretendem publicar artigos em revistas científicas, ou apresentar o trabalho em congressos da área?

WINDERSON: Quem sabe, estamos trabalhando para isso. Tudo dependerá do desenvolvimento do TCC. A Prof.ª Valls já cogitou essa ideia.

MC: Qual o impacto que o TCC terá na sua formação profissional?

Antonieli: Quem sabe até mudar o rumo da nossa atual formação... rs. Com certeza será um degrau a mais a ser conquistado em minha carreira profissional e pessoal.

Winderson: Com certeza terá um impacto positivo para a nossa formação, pois desenvolver este TCC está sendo gratificante. Estamos vendo o quão importante é a gestão documental para as empresas. Com certeza estamos adquirindo um conhecimento a mais do que na disciplina “Introdução à Organização de Arquivos”, pois estamos indo muito a fundo nesta temática, conhecendo as principais teorias sobre a gestão documental, mas é importante ressaltar que só a teoria não ajuda, mas tudo o que estamos aprendendo colocaremos em prática futuramente.


MC: Vocês pretendem seguir em um mestrado/ doutorado?

Antonieli: Ainda é cedo para pensar nisso, mas uma pós-graduação não me escapa! Pretendo sim, fazer Gestão Arquivística e me aprofundar melhor na área, além de exercer a profissão, claro. rs

Winderson: Sim, já tenho pesquisado algumas instituições que possuem mestrado na área arquivística. Uma delas é a UNIRIO, que possui o programa de mestrado Gestão de Documentos e Arquivos. Tenho em mente também fazer a Pós Graduação em Gestão Arquivística que a FESPSP oferece, acho que o ano que vem já realizo a matrícula no curso.


A importância da Gestão Documental nas empresas, segundo Charlley Luz:

Professor Charlley Luz em palestra na FESPSP
Devemos lembrar que geralmente a falta da gestão documental gera desperdícios financeiros, de tempo, de otimização de espaços. A importância está em ter um controle sobre as informações produzidas e recebidas, a economia com a diminuição da massa documental acumulada, a agilidade na tomada de decisões e na recuperação das informações.

A gestão documental torna as empresas e instituições mais ágeis e preserva a memória corporativa.




Referências:

BELLOTTO, Heloísa Liberalli, Arquivística: objeto, princípio e rumos. São Paulo: Associação dos Arquivistas de São Paulo, 2002.

BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.

ESPOSEL, José Pedro. Arquivos: uma questão de ordem. Niterói: Muiraquitã, 1994.

JARDIM, José Maria.  O conceito e a prática de gestão de documentos. Acervo, v. 2, n. 2, jul./dez, 1987.

LOPES, Uberdan dos Santos. Arquivos e a organização da gestão de documental. Re. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Santa Catarina, v. 8/9, p. 113-122. 2003/2004.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

REIS, Luís. O arquivo e arquivística evolução histórica. In: Biblios. Ano 7, No. 24, abr./jun. 2006.


ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina Arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

2 comentários:

  1. Boa sorte para vocês! estarei la na apresentação do Tcc que afinal a temática é apaixonante para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos todos lá, Marina, vai ser muito interessante!! Continue participando do blog da Monitoria! bjs

      Excluir