sexta-feira, novembro 01, 2013

Manual de procedimentos: Vilma Batista

Vilma está fazendo seu TCC em gestão
Vilma Silva Batista é aluna do sexto semestre matutino e está desenvolvendo sua pesquisa de TCC sobre a práxis bibliotecária com a concepção de um produto de gestão essencial para a padronização do trabalho em uma unidade de informação: um manual de procedimentos. Confira na entrevista a seguir:






MC: Qual é o tema do seu TCC:

VILMA: Manual de procedimentos para biblioteca.

VILMA: A minha proposta não é só destacar a importância de um manual, mas também demonstrar como se dá a construção de  um manual de procedimento para biblioteca. Além de fazer a revisão bibliográfica, eu vou apresentar um exemplo prático da biblioteca da FESPSP, onde eu pretendo fazer o manual de procedimentos para o setor de periódicos, que vai abordar desde a parte da aquisição até a disponibilização do material e empréstimos para o usuário.

MC: Por que você escolheu esse tema?

VILMA: Por que eu fiz estágio no SENAI onde eles faziam gestão de qualidade, tinham um manual de procedimentos e auditoria da qualidade. Para ensinar uma coisa mínima, o bibliotecário escrevia uma instrução de trabalho escrevendo tudo, era muito bem documentado. E aí surgiu o interesse de escolher esse tema. Além disso, não é um tema muito abordado, e geralmente, quando os autores falam sobre manual de procedimentos eles só mencionam a importância do instrumento, não demonstram como fazer e você fica “como eu começo?”

MC: O que você está lendo?

VILMA: Estou lendo os autores da área de Biblioteconomia que abordam mais esse assunto, como o (prof) Waldomiro Vergueiro, (profa.) Valéria Valls, Ursula Blattmann; alguns autores da administração, como o Orlando Pavani Junior.

MC: Quem é seu orientador?

VILMA: A professora Evanda Verri Paulino.

MC: Você pretende apresentar seu trabalho em congressos, seminários, etc? Ou seguir para um mestrado?

VILMA: A princípio não. No mestrado, ainda não estou pensando muito. Quero agora só trabalhar, ver a área com a qual me identifico mais e depois escolher uma pós-graduação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário