Pular para o conteúdo principal

Oito vezes Literatura Espalhada


Prof Ivan participa do Literatura Espalhada
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas.  Os livros só mudam as pessoas.”  Mário Quintana




Atenção: chamada para quem gosta de mediação de leitura: terça que vem, 29 de outubro, é o Dia Nacional do Livro e isso é o motivo para a edição 2013 do Literatura Espalhada, em dois horários: manhã, às 10h, e noite, às 18h. Os grupos vão sair do saguão da FESPSP. Veja os detalhes:

Depois do dia Mundial do Livro (23 de abril, nascimento ou morte de Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Joseph Pla), mais um pretexto para espalharmos leitura por onde passamos: o dia 29 de outubro, com o Dia Nacional do Livro, instituído para lembrarmos que em 1810 a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, acontecimento que seria o embrião da nossa Biblioteca Nacional. O dia 29 de outubro é também o dia da Biblioteca. Para fazer valer estas comemorações, o projeto Literatura Espalhada é uma ação que distribui livros pela vizinhança da FESPSP e envolve alunos, professores e funcionários.

À frente do projeto há oito anos, a professora Eliane Asche, que dá aulas de português e redação no curso de Sociologia, tem todos os argumentos para ninguém ficar de fora e doarem seus livros até dia 28:
“Aproveite a oportunidade para arrumar a sua estante, retirar os livros que você não vai reler, ou que não vão ter mais uso momentâneo para você, ou porque você está usando outro suporte para ler, e doar. Essa doação é feita em nome de todos os alunos da FESPSP, especialmente para moradores de rua desta região que vai desde os baixos do Minhocão até a Praça de República",  sugere a professora.. Atenção apenas aos critérios de doação: "Não distribuímos livros religiosos, especificamente de uma religião. E nenhuma propaganda política partidária.”

O percurso começa na própria FESPSP e dura mais ou menos uma hora e meia, mas cada um pode seguir com o grupo por quanto tempo puder. Eliane Asche reitera a importância da ação para a comunidade e o valor desta experiência para cada participante: “A experiência mais interessante é as pessoas oferecerem os livros e conversarem sobre o livro com a pessoa que está recebendo.E também tem a oportunidade de conhecer esses rapazes, senhores que moram na rua, como eles têm leitura", pontua.

Todos os livros a serem doados são limpos e carimbados como uma oferta dos alunos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e com a solicitação de que, depois que a pessoa ler, passe o livro para alguém. As reações são muito positivas e espontâneas, afinal, um livro é um presente difícil de se recusar. “As pessoas enlouquecem. Quando elas percebem que não é divulgação, que nós estamos doando os livros mesmo, elas querem mais de um, querem escolher”, explica Eliane Asche.

Para unir forças, mais parceiros: “Este ano estamos colocando pontos de recolhimento nas instituições parceiras da FESPSP", revela Asche. O espiral da renovação e do efeito multiplicador é o combustível do projeto, e todos os alunos de Biblio estão especialmente convidados: “O Literatura Espalhada é nosso, dos alunos da FESPSP, e os alunos de Biblioteconomia deveriam estar à frente disso, engajados", afirma a professora Eliane. 

E aí, pessoal, que tal um pouco de mediação de leitura na nossa própria comunidade?


Leia o que já foi publicado sobre o projeto Literatura Espalhada:

Literatura Espalhada
Agência FESPSP

O hábito da leitura e a busca pelo conhecimento são os objetivos da 8ª edição do projeto Literatura Espalhada

16/10/2013
O projeto Literatura Espalhada, coordenado pela Profa. Dra. Eliana Eliana Asche Cintra Ferreira, docente do curso de Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), iniciado em 2008, realizará sua 8ª edição no próximo dia 29 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro.

O projeto tem o objetivo de mostrar a importância da leitura, tendo como ação principal a arrecadação e distribuição gratuita de livros, na região central de São Paulo, para aqueles que não têm acesso ou o hábito da leitura. A captação das doações será realizada pela FESPSP até o dia 28/10.

Para participar do projeto, basta abrir mão de seus livros usados, menos livros didáticos ou paradidáticos, e fazer a doação. Caixas receptoras do projeto Literatura Espalhada estarão disponíveis nas escolas de nível médio selecionadas, no Sindicato dos Jornalistas, na biblioteca e no saguão de entrada do Campus FESPSP, localizado na Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque.


          Literatura espalhada


Reportagem da TV Brasil



Video da FESPSP: Literatura Espalhada: Ação dos alunos da FESPSP em Comemoração ao Dia Internacional do Livro



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e