Pular para o conteúdo principal

Especial TCC: Cris Laudemar e o Núcleo Clóvis Moura


Cris Laudemar 
Cristiane Laudemar, aluna do oitavo semestre noturno,  escolheu o Núcleo de Pesquisa Clóvis Moura como tema do seu TCC. Principal figura feminina do Núcleo, naturalmente desenvolveu o interesse pelo assunto a partir da convivência e atuação na biblioteca desde 2010. Saiba o que a aluna vai explorar em sua pesquisa:









CRIS: O Núcleo tem tomado uma proporção desde quando foi criado e o TCC vai falar sobre o impacto do Núcleo sobre os alunos da FESPSP: como o núcleo influenciou nos trabalhos, como ele é visto pelos alunos, pelos professores. Ele vai dar essa visão da importância do Núcleo aqui dentro da instituição.

MC: O que você tem visto de reação?

CRIS: Eu apliquei um questionário para a comunidade FESPSP. Foram distribuídos 100 questionários para alunos e professores dos três cursos e da pós-graduação, ex-alunos e funcionários. Fiz dez perguntas referentes ao Núcleo e à cultura afro-brasileira, já tabulei, tenho um gráfico e o resultado foi muito legal, já fechei o TCC. Estou muito feliz.

MC: Você pode adiantar alguns resultados?

CRIS: Não, eu prefiro falar no dia, acho que é mais interessante (risos). Tem muita coisa que dá margem para outros estudos. Encontrei um autora maravilhosa, a Virgina. Eu estava trabalhando com outros autores, como o Florestan Fernandes, e na reta final, graças ao Adão (para variar), ele me apresentou uma autora chamada Virginia Leone Bicudo, uma negra, que estudou aqui na ESP nos anos 40 e fez parte do Projeto UNESCO junto com o Florestan. A Virginia Leone tem uma tese sobre negros, pardos e mulatos no Estado de São Paulo, é psicanalista e mudou muito o meu TCC: a conclusão tem a ver com ela.

MC: O que você leu especificamente da Virginia?

CRIS: “Atitudes raciais de pretos e mulatos em São Paulo”. Ela faz uma pesquisa em diversas camadas da população negra. Uma negra estudando aqui nos anos 40, psicanalista! É a coisa mais difícil! Ela vem de uma família pobre, onde o pai era escravo em uma fazenda..tem uma história linda. E ela resolve estudar Ciências Sociais por causa do preconceito que ela sofria na infância, ela queria entender o porquê daquele preconceito. Ela faz o relato dessa tese de mestrado, e tem o Donald Pierson, que foi uma figura importantíssima na história da ESP como orientador. Então, eu mudei muito o TCC nessa reta final: eu tinha colocado o Florestan Fernandes muito em destaque. Agora eu coloquei-o em uma secundária e deixei a Virginia falar mais. E a história dela tem muito a ver comigo.


MC: É praticamente um TCC institucional?

CRIS: Não deixa de ser porque retrata como os alunos vêem o Núcleo, como ele mudou alguns pensamentos, como ele foi utilizado por alguns alunos para fazerem seus trabalhos, tanto que a minha bibliografia sai praticamente toda daqui: o tesauro da Roselene Medeiros, o trabalho do Rafael Balseiro sobre o Luís Gama, que saiu de uma palestra do Núcleo feita pelo professor Ivan Russeff. E o Rafael está indo para o mestrado na PUC no ano que vem falando de uma outra autora negra, a Maria Firmina dos Santos.

MC: Quem é seu orientador?

CRIS: Maria Rosa Crespo.

MC: E você apresentar em quais Congressos, Seminários, etc?

Cris e a professora Tânia Callegaro
CRIS: Eu quero muito fazer isso, e o meu mestrado já está voltado para a Virgínia. O fato de ela ser psicanalista veio muito de encontro com o meu trabalho porque eu mexo muito nesse psicológico do negro, a questão da baixa auto-estima, e você ouvir que você é feio, que o seu cabelo é feio, claro que não tem como você não trazer isso para a sua vida. Você não deve depender do outro para se achar bonita, a sua essência é muito maior do que isso.




Comentários

  1. Cris você é uma pessoa linda, um exemplo a ser seguido, uma guerreira... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Esqueci o vai dar tudo certo do seu TCC.
      Fernando 8 semestre

      Excluir
  3. Rose, Fernando e Marisa, obrigada pelas mensagens! A trajetória da Cris é belíssima e vamos continuar acompanhando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e