Pular para o conteúdo principal

TCC: Aline e a catalogação de documentos musicais impressos

Aline Cristine Cambur
Como os documentos musicais impressos podem ser catalogados? Esta é a questão que Aline Cristini Cambur, do sexto semestre matutino, levantou para desenvolver sua pesquisa de TCC. Um tema pouco comum, mas que vem ganhando força em muitas unidades de informação. Conheça alguns detalhes da pesquisa de Aline:


MC: Qual é o tema do seu TCC?

ALINE: Catalogação de documentos musicais impressos. É a catalogação da partitura.

MC: Por que você escolheu esse tema?

ALINE: Eu toco violino desde os meus catorze anos, e eu tinha um interesse particular por que a partitura é um documento com uma linguagem bastante específica e completamente diferenciada e nesse estudo eu me proponho a comparar dois modelos para a catalogação de música impressa: um seria o capítulo 5 do AACR2 e o outro seria o RISM  (Répertorie Internationale des Sorces Musicales), que, à princípio, não seria um modelo para catalogação, mas pode ser usado como tal. Ele tem uma vantagem de ter 98 campos específicos para você catalogar elementos adicionais.


MC: O que você está lendo?

ALINE: Uma das minhas principais fontes é a dissertação de mestrado do André Guerra Cota Tratamento da informação em acervos de manuscritos musicais brasileiros” e também a Maria Clara Rabanal da Silva Assunção, de Portugal, que faz catalogação de documentos musicais escritos.

MC: Qual é a sua hipótese de trabalho?

ALINE: Meu objetivo geral é mostrar as duas possibilidades para catalogação de documentos musicais impressos e frisar a importância do conhecimento específico musical para ao tratamento bibliográfico para esse tipo de material, bem como o conhecimento específico para a profissão do bibliotecário.

MC: Qual a contribuição da sua pesquisa para a área de música? Você vai trabalhar com orquestras, como pesquisadores que fizeram um diagnóstico de arquivo da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB)?


ALINE: Em relação às orquestras, vou começar a pesquisar agora, mas esse trabalho de catalogação está começando a ser feito nas bibliotecas e está sendo bastante abordado em cursos de catalogação.

MC: Quem é seu orientador?

ALINE: A professora Concília Teodósio.

MC: Você pretende seguir um mestrado ou apresentar sua pesquisa em congressos e seminários?

ALINE: Pretendo sim, seria bastante interessante, basta surgir a oportunidade.

MC: E você ainda toca?

ALINE: Toco sim, nas horas vagas (risos).

MC: E você está na área de biblioteconomia?

ALINE: Eu fiz estágio durante um ano na biblioteca da Faculdade Oswaldo Cruz e interrompi  agora justamente para ter tempo para escrever o TCC.


Inicialmente inscrita no II Seminário de Pesquisa FESPSP, Aline enviou um resumo de seu trabalho:

Resumo: Estudo que aborda a catalogação de documentos musicais impressos. Trata da singularidade
Aline prepara TCC relacionado à música
desse tipo de documento e da complexidade de seu tratamento, bem como da necessidade de conhecimento específico nessa área por parte dos bibliotecários. Conceitua, a partir de um levantamento bibliográfico, os elementos pertencentes à notação musical e os diversos tipos de partituras, com o intuito de demonstrar a importância destas como fonte de informação. Faz uma exposição do capítulo 5 do código de catalogação Anglo-Americano, dedicado à música impressa, explicando cada uma de suas regras, e apresenta o Répertorie Internationale des Sorces Musicales, explicando cada um de seus campos. Aplica ambos os modelos a uma partitura, e aponta seus campos em comum, suas diferenças, vantagens e desvantagens. apresenta os problemas encontrados na busca por bibliografia, já que o tema é pouco abordado nos cursos de catalogação e salienta a importância da Biblioteconomia e da Ciência da Informação interagirem com a Música.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação