Pular para o conteúdo principal

ESPECIAL TCC: alunos apresentam seus trabalhos


Professora Rosa Crespo e Cristiane Laudemar comemoram
“A banca deliberou sobre o seu TCC e você está aprovado!” Quem ouviu esta frase ao final de sua apresentação de TCC nesta última semana não conseguiu conter a emoção. Foi o grande momento de fechamento de um curso de graduação, que premiou longos anos de dura rotina de trabalho e estudo. Todo o conhecimento adquirido ganha significado na apresentação de uma pesquisa. Faz o pensamento científico do aluno ser lido, ouvido e disseminado entre seus pares.

Uma variedade de temas jogou mais luz nas discussões da área e expôs a Ciência da Informação em sua forma bruta, de pesquisa, para os recém-formados bibliotecários.

A professora Adriana Souza percebeu um avanço nos temas. “Achei que houve uma evolução das temáticas dos trabalhos. Há muito não se via um trabalho sobre classificação, por exemplo. O Millian (Millian Piche, veja abaixo) questionou os sistemas de classificação tradicionais, em comparação com os sistemas de classificação particulares, ou seja, aqueles que são adaptados tanto para a instituição quanto para o público a que destinam. Outro ponto positivo foi o consenso da banca. Antes, a banca era muito livre e muito autônoma, e este ano senti maior integração”, afirmou a professora.

Professor Henrique Ferreira
O professor Henrique Ferreira faz outros apontamentos: “Penso que os TCCs deveriam se concentrar no período noturno, independente do turno em que o aluno estude, pois de manhã foi difícil para os professores e até para os próprios colegas acompanharem. Estamos no final de semestre, podemos encontrar alguma forma de instituir isso no calendário para a gente ter um debate maior, maior quórum, maior exposição”, sugere.

Tanto a professora Adriana Souza quanto o professor Henrique lamentam que o número de alunos dispostos a apresentarem seus trabalhos foi menor que o esperado. “Tivemos muitos alunos que não apresentaram seus trabalhos, e trabalhos de grande conteúdo. E a gente se pergunta: o que aconteceu? Eu sempre incentivo a apresentação, mas eu respeito a posição do meu orientando. Mas, é nosso dever, enquanto docentes na academia, incentivar a apresentação, por que é o fechamento do trabalho, senão fica incompleto. E o que a gente percebe enquanto banca: que eles crescem no trabalho como um todo. Se houve alguma dificuldade na produção textual, na apresentação eles ganham” diz a professora, corroborando a tese de que na apresentação se superam obstáculos por que o aluno têm voz para justificar suas escolhas durante o processo de pesquisa.

“Quem decide apresentar sai lucrando demais por que tem a condição de mostrar o trabalho, de defendê-lo, literalmente. Você pode contra-argumentar com o professor, que é um conhecimento enorme, uma evolução muito grande. Se o seu trabalho escrito não estiver tão bom, a apresentação salva o TCC. E você ainda tem a chance de re-escrever o trabalho, pois recebe um feedback”, explica o professor Henrique.


Nervosismo? Sim, é fatal. Mas, a felicidade de ter o trabalho plenamente concluído é muito compensadora. Que o digam os sorrisos e lágimas que emocionaram o público nas apresentações dos alunos Grazielli de Moraes, Denis Maimoni, Luiza Wainer, Kelly Cantillano/ Natalie Kelly Sugisawa e Cristiane Laudemar. É o verdadeiro momento do aluno, em que ele se apodera do caminho que construiu com seus professores e colegas.


As apresentações

Victor Celestino Nunes abriu os trabalhos no dia 03 de dezembro. Na banca, as professoras Valéria Valls e Evanda Verri Paulino. Com o título “Escolha da profissão: a trajetória do aluno até a Biblioteconomia”, Victor investigou o perfil do aluno de Biblioteconomia da FESPSP no tocante à origem acadêmica, relações com o mercado, expectativas profissionais, idade, sexo, entre outras. No panorama final, Victor construiu um ingressante feminino, entre 20 e 25 anos e que vê boas perspectivas na carreira por já está inserido no mercado. Vitor, sob orientação da professora Anna Silvia Rosal de Rosal, foi aprovado pela banca.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br.

Leia também:

Fechando a primeira semana de TCCs, Grazielli de Moraes Silva fez uma das  apresentações mais
Grazielli fez uma apresentação emocionante
emocionantes e comoveu banca e público com sua sensibilidade na execução de seu trabalho, considerado um dos melhores pela banca e publicamente já encaminhado para a Biblioteca da FESPSP, portanto, merecedor de, no mínimo, nota 9,0. Com o título “Modelo de gestão para bibliotecas comunitárias” e orientação da professora Carla Diéguez, Grazielli explorou soluções de gestão para a tipologia de bibliotecas comunitárias. Na banca, as professoras Tânia Callegaro e Evanda Verri Paulino parabenizaram a aluna por uma pesquisa rica e muito completa, inclusive com vivências relevantes para o resultado final, já que Grazielli montou uma biblioteca comunitária em um abrigo para menores em São Mateus. A professora Carla Diéguez, por sua vez, plenamente satisfeita com o desempenho de sua orientanda, afirmou ter sido abençoada ao ser escolhida por Grazielli, que mostrou dedicação e seriedade do princípio ao fim do processo de pesquisa.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br.

Leia também:
Abrindo a semana com maior concentração de trabalhos, as alunas Camila Zacharias Pinheiro Matos, Jaqueline Rodrigues da Silva a Rejane Tavares Oliveira de Jesus apresentaram na segunda, dia 09, na parte da manhã sua pesquisa sobre interiores de bibliotecas com o título “Design de interiores em Bibliotecas”, sob orientação da professora Adriana de Souza. Na banca, as professoras Vânia Funaro e Evanda Verri Paulino. As alunas tiveram o trabalho aprovado e a recomendação para continuarem a estudar o tema.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br.

Á noite,  a empresa júnior foi o tema com Kelly Morais Cantillano e Natalie Kelly Akemi Souza Sugisawa, sob orientação da professora Valéria Valls. “A Empresa Júnior nos cursos de Biblioteconomia” foi discutido pela banca composta das professoras Adriana Souza e Adriana Abraão. A escassez de fontes de pesquisa sobre o tema tornou a pesquisa mais relevante e o trabalho foi aprovado pela banca. A emoção das alunas foi contagiante e o público aplaudiu com entusiasmo o resultado.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br.

Denis e profa Valéria Valls
A seguir, Denis Maimoni apresentou “A sustentabilidade e as bibliotecas comunitárias: possível implementação”, sob orientação da professora Evanda Verri Paulino. Na banca, os professores Henrique Ferreira e Fernanda Brito. Mais uma vez, muita emoção em uma pesquisa muito bem conduzida e com um tema inédito, com aprovação unânime pela banca.




Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br


Finalizando a primeira noite, um assunto pouco abordado em TCCs: “Biblioterapia: um modelo de projeto para unidades de informação”, das alunas Ana Paula Cavalcante e Selma de Souza Pereira, com orientação da professora Evanda Verri Paulino. Na banca, as professoras Adriana de Souza e Anna Silvia Rosal de Rosal.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br

Na terça feira, um dia muito concorrido, com um grande volume de apresentações: oito no total, distribuídas em duas na parte da manhã e seis à noite, divididas em duas salas.

Taís Bushatsky
A aluna e pesquisadora do PIBIC Tais Bushatsky Mathias mostrou seus resultados da investigação sobre o “Panorama sobre práticas pedagógicas no Ensino de Biblioteconomia no Brasil: a experiência da FABCI/FESPSP” em que abordou principalmente a inserção do trabalho temática na prática pedagógica do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP.

Com orientação da professora Valéria Valls, Taís trouxe conclusões positivas sobre a aplicabilidade da prática de trabalho temático desenvolvida no primeiro ano do curso, com seu caráter transdisciplinar. Na banca, os professores Ivan Russeff e Carla Diéguez elogiaram o porte da pesquisa, aprovada e recomendada para a biblioteca da FESPSP.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br

Ainda na manhã, um tema de mercado “Gestão da informação tecnológica: Aplicação em uma multinacional petroquímica”, com Beatrix Gussonato Gabrielli, também orientada pela professora Valéria Valls. Na banca, a professora Adriana Souza e o professor e especialista em mercado de petróleo Hermenegildo Grein. A pesquisa foi aprovada e a banca recomendou que a aluna produzisse um artigo a partir de suas conclusões.

Leia também:

À noite, as duas salas com apresentações paralelas trouxeram dúvidas cruéis ao público que queria acompanhar todos os assuntos: qual escolher?

Em uma sala, temas relacionados à políticas culturas, música e cultura em geral, com a discussão do papel dos acervos e bibliotecas dos Museus de Arte Sacra e MASP.

Foram os trabalhos: TCC: “Museu de Arte Sacra de São Paulo e sua respectiva biblioteca: interação necessária”, de Jéssica Melissa Poquini e Lívia Dias Vaz, sob orientação da Professora Tânia Callegaro, tendo a banca composta pelas professoras Andréia Silva e Fernanda Brito;  Luiza Wainer e “Pietro Maria Bardi na Biblioteca do MASP: estudo sobre a representação descritiva do acervo de publicações seriadas”, tendo como orientadora a professora Concilia Teodosio e na banca as professoras Andréia Silva e Maria Rosa Crespo e a “Catalogação de documentos musicais”, de Aline Cristini Cambur e banca formada pelas professoras Adriana de Souza e Fernanda Brito. Todos os trabalhos foram aprovados.

Arquivos, visão de usuários e discussão moral do bibliotecário foram temas apresentados em outra sala.
Antonieli, prof Charlley e Winderson
O professor Charlley Luz orientou Antonieli dos Santos Alves e Winderson Jesus Gomes em “Os arquivos e os instrumentos da gestão documental”. Na banca as professoras Márcia Pazin e Rachel Bueno discutiram a abrangência da pesquisa e deram sua aprovação.





Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br
Em seguida, sob a orientação do professor Ivan Russeff, Éderson Ferreira Crispim promoveu uma discussão sobre “O sentido deontológico profissional do bibliotecário” com as professoras Maria Rosa Crespo e Carla Diéguez, que compunham a banca. O trabalho do aluno recebeu elogios da professora Carla Diéguez por estar impecável quanto às normas de formatação da ABNT e foi aprovado pela banca.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br
Encerrando a grande movimentação da noite, “A percepção dos usuários dos Bosques da Leitura” com Aline Terra Ferreira e Rosana Aparecida Santana, orientadas pela professora Maria das Mercês Pereira Apóstulo e banca formada pelas professoras Vânia Funaro e Tânia Callegaro, que aprovou o trabalho das alunas.

A quarta feira anunciou que a maratona de apresentações ainda reservaria trabalhos de excelência.

De manhã, as professoras Vânia Funaro e Maria Rosa Crespo compuseram a banca para “O Centro de Recursos para a Aprendizagem e Investigação (CRAI): um novo modelo de  biblioteca universitária”, de Flávia de Deus Silva, Paula Watanabe Martins e Rebeka Lopes Savickas, com orientação da professora Valéria Valls. O trabalho foi aprovado com recomendação para ser encaminhado para a biblioteca da FESPSP.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br


Seguiu-se Vilma Silva Batista e um “Manual de procedimentos para Bibliotecas”, apresentado à professora
Profa Evanda e Vilma
Valéria Valls e à Rosa Maria Beretta, gerente de informação da Biblioteca da FESPSP. Sob orientação da professora Evanda Verri Paulino, Vilma mostrou o passo-a-passo na execução das atividades de catalogação e atendimento tendo como cenário de aplicação a biblioteca da faculdade. Muito elogiado, tanto o produto final, o manual em si, como o seu embasamento textual, foram discutidos em sua possível aplicabilidade. O trabalho foi aprovado e recomendado para encaminhamento para a biblioteca da FESPSP.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br

Ao fim da manhã, “Biblioteca pública: relatos de experiência” com Léia Kássia Nascimento Barbosa e orientação da professora Evanda Paulino. Na banca, a professora Valéria Valls. O trabalho foi aprovado pela banca.

A noite começou com literatura afro infantil brasileira: “O Bibliotecário e a Disseminação da Literatura afro infantil brasileira”, de Tanúsia dos Santos do Nascimento, orientada pela professora Marcia Pazin. Os professores Maria Mercês Apóstolo e Paulo Vasconcelos compunham a banca e aprovaram o trabalho da aluna Tanúsia.

Entrando na seara de tecnologia, “Identificadores persistentes e preservação digital: aplicabilidade do DOI”, com Érica Ayumi de Araújo Ike e Odílio Hilário Moreira Junior, orientados pelo professor Henrique M. C. Ferreira. Na banca, os professores Francisco Lopes e Vânia Funaro, que  aprovou o trabalho e recomendou que fosse encaminhado para a biblioteca da FESPSP.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br

A seguir, Kelly Dayane da Silva jogou luz em um aspecto das redes sociais: “Facebook, Humor e Informação: análise de discurso e disseminação da informação em páginas de humor do Facebook”, sob orientação do professor Ivan Russeff e banca formada pelos professores Vânia Funaro e Paulo Vasconcelos, que não pode comparecer. O trabalho foi aprovado pela banca.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br
Quinta feira: indexação, classificação e catalogação estavam entre os temas apresentados.
Logo cedo, Deborah Evelyn Pereira Azevedo e Rafael Lopes dos Reis, orientados pele professora Andréia Gonçalves, expuseram “Indexação de imagem em movimento no contexto dos jogos de futebol Andréia”. A banca estava formada pelos professores Henrique Mariano Coimbra e Paulo Vasconcelos, que aprovaram a pesquisa.

Millian Felipe Batista Piche, orientado pela professora Andréia Gonçalves, apresentou em seguida o seu “Sistemas de classificação tradicionais” para a banca formada pela professoras Adriana de Souza e Concilia Teodósio. A pesquisa gerou interessante debate que envolveu também o público presente e o trabalho foi aprovado e recebeu recomendação para encaminhamento para a biblioteca da FESPSP.

No final da manhã, “Ver, ler, brincar: a pesquisa etnográfica e o comportamento informacional infantil”, de Lilian Diego Moraes e orientação do professor Ivan Russef. Na banca, as professoras Maria Mercês Apóstolo e Sara Ezedin aprovaram o trabalho.

Á noite, a professora Adriana Souza orientou Filipe Gabriel do Prado e Oliveira e Rodrigo Martins Garcia na pesquisa “Ressignificando a catalogação na atualidade: necessidade ou urgência?”. Na banca, as professoras Concília Teodósio e Andréia Gonçalves Silva aprovaram o trabalho dos alunos.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br
Finalizando a quinta feira, Natashe Ferreira mostrou “RDA: O processo de implantação”, orientada pela professora Concília Teodósio. Na banca, os professores Adriana Souza e Henrique Ferreira aprovaram o trabalho de Natashe.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br

Na última noite de apresentações de TCC, mais emoção com falas categóricas e bastante significativas.
Ana Cristina Martins
As leituras possíveis do cinema documentário sob o olhar de Ana Cristina foram lançadas em “O cinema documentário como fonte de informação: registros para estudos sociopolíticos e culturais”, sob orientação da professora Tânia Callegaro.
Maria Mercês Apóstolo e Isabela Pereira formaram a banca que aceitou debater as questões levantadas por Ana Cristina, entre elas a necessidade do profissional de informação se capacitar para gerenciar um acervo de filmes documentários. O trabalho foi aprovado pela banca.
Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br
A presença do Núcleo Clóvis Moura foi festejada como valoroso contribuinte da formação de alunos, professores e funcionários da comunidade FESPSP em “Núcleo de pesquisas biblioteca Clóvis Moura: acervo e trajetória”, de Cristiane Laudemar Rodrigues. Sua orientadora, professora Maria Rosa Crespo, e as professoras da banca, Maria Mercês Apóstolo e Carla Diéguez, construiram com Cristiane outra emocionante apresentação. Ao final de sua apresentação, Cristiane Laudemar Rodrigues foi aplaudida de pé e ovacionada ao ser aprovada pela banca.

Para receber o áudio desta apresentação, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br

Leia também:

Andreia Santos encerrou a semana de TCCs
Encerrando as apresentações dos TCCs de 2013, Andréia Maria dos Santos expôs sua pesquisa sobre “Livro ilustrado Infantil: elemento de construção”, também orientada pela professora Maria Rosa Crespo. A banca composta pelas professoras Maria Mercês Apóstolo e Márcia Pazin aprovou o trabalho e emocionou a aluna no fechamento dos TCCs de 2013.




Veja mais fotos aqui.













Comentários

  1. Parabens Aninha e Thais.Pelo TCC e pelas apresentações.

    ResponderExcluir
  2. Assisti algumas apresentações, foram emocionantes e enriquecedoras, pena que os horários matutinos dificultaram a presença, mas valeu. Parabéns a todos! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Como eu faço para ter acesso a esses TCCs? Os temas são ótimos e inovadores! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselene e Giseli, obrigada pelas participações.
      Alguns TCCs estarão disponíveis na biblioteca da FESPSP no primeiro semestre do ano que vem e vamos divulgar aqui quando isso ocorrer. Um bom ano novo a todas vocês!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e