sexta-feira, dezembro 06, 2013

Especial TCC: Rafaela e a preservação digital



O armazenamento de informações e documentos na nuvem coloca em questão a preservação e a segurança de informações vitais para uma organização. A aluna Rafaela Bernache, do oitavo semestre noturno, pesquisou em seu TCC como isso acontece:
















MC: Qual é o seu tema?

RAFAELA: Meu tema é preservação digital da gestão da informação.

MC: Quem é seu orientador?

RAFAELA: O professor Charlley Luz.

MC: O que você leu para o seu TCC?

RAFAELA: Eu usei o livro do professor Charlley, O Arquivista 2.0, que fala da biblioteca e arquivo na nuvem. Na minha pesquisa, eu falei sobre documentos digitais, documentos arquivísticos, suportes de armazenamento (cd rom, disquete, dvd, microfilme, etc) e sobre o conceito de armazenamento na nuvem, que foi o referencial no meu TCC. Aqui na FESPSP tem um TCC sobre preservação digital, mas não falava sobre o suporte na nuvem, que é sobre o que se está falando mais hoje. Falei sobre GED (Gestão Eletrônica de Documentos) e práticas de preservação. Ainda não tem nenhuma legislação específica que obrigue à preservação digital, só tem algumas normas e padrões pelo CONARQ.

MC: E você já viu aplicações da sua pesquisa no seu trabalho?

RAFAELA: Sim, já trabalho com arquivo na nuvem faz três anos. O backup do GED no CEDOC de uma agência de jornalismo em que eu trabalho é na nuvem.


MC: Você pretende seguir em uma pós-graduação ou mestrado?

RAFAELA: Gostaria sim. O meu orientador é professor da pós aqui na FESPSP, pode ser que sim, vamos ver.








Nenhum comentário:

Postar um comentário