Pular para o conteúdo principal

Realidade aumentada para promover a informação

Tênis, esmaltes, cervejas, carros e games são produtos que vêm  sendo explorados pela tecnologia de Realidade Aumentada (RA, ou Augmented Reality) desde 2009, quando surgiram as primeiras campanhas publicitárias. A RA é eficiente para trazer mais conexão entre o consumidor e a marca por meio de dispositivos de interação que vão direto ao emocional. 






A estratégia tem vasta aplicação por causar reações imediatas. Uma agência alemã, por exemplo, aplicou a RA em uma campanha contra a violência doméstica a partir de fotos de modelos em revistas (ver abaixo).

 Como essa tecnologia poderia ser aplicada aos serviços e produtos de uma unidade de informação?

Para investigar essa possibilidade, pesquisadores em Ciência da Informação têm apresentado este e
Jorge do Prado
outros desafios de aplicação das TICs de última geração a favor do usuário. Na Bibliotech, feira de tecnonologia para bibliotecas organizada na UDESC, a realidade aumentada foi a grande atração entre as propostas apresentadas pelos alunos de mestrado em Gestão de Unidades de Informação. Jorge do Prado, mestrando do curso, relata o impacto de uma iniciativa como essa:

“A Bibliotech foi uma feira organizada pelos mestrandos em Gestão de Unidades de Informação da UDESC e foi fruto de uma série de seminários apresentados durante a disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação, dos professores Jordan Juliani e Divino Ribeiro Jr. O objetivo foi aliar a teoria apresentada nestes seminários junto da prática que uma feira pode proporcionar, além de também divulgar estas tendências que podem ser utilizadas nas unidades de informação.

Os temas tratados foram mídias sociais, QRcodes, realidade aumentada, produção colaborativa de conteúdo, holograma, repositórios digitais, digitalização e livros eletrônicos. Da avaliação que era feita pelos visitantes da feira, o produto que teve mais destaque foi a realidade aumentada, que trazia informação digital para interação no mundo real.

A Bibliotech começou dentro das mídias e ainda continua, pois agora pretendemos colocar outros materiais e o e-book com capítulos produzidos pelos mestrandos sobre estes e outros temas que ficaram somente nos seminários. Com a boa avaliação e repercussão da feira, para ano que vem pretendemos algo ainda maior.”


Saiba mais acessando a página do evento: www.facebook.com/feirabibliotech

Conheça algumas aplicações de RA na promoção de marcas e produtos:

Teste todas as cores de uma coleção de esmalte sem abrir nenhum deles.


Maybeline
O aplicativo de realidade aumentada da Maybeline, testado em algumas lojas de Nova York em 2012, gerava uma pré-visualização de mais de 40 cores de esmaltes para as consumidoras - sem um pote de esmalte aberto.


Se chocolate já é bom, com amor é melhor ainda!

Lacta
Na Grécia, existe o hábito de enviar cartas de amor em embalagens de barras de chocolate. A campanha criada pela Lacta adaptou a ideia e permitiu que aos consumidores enviar cartas de amor virtuais recebidas em forma de mensagens de texto. A criação é da Olgivy em 2011.


Contra a violência doméstica e os estereótipos de beleza da mídia

brand.david
Entidades sem fins lucrativos também usam eficazmente campanhas de realidade aumentada. A agência alemã brand.david pediu às pessoas para fotografar a imagem de uma modelo em uma revista com seu iPhone. A ideia era mostrar como as evidências de abuso doméstico podem ficar escondidas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e