Pular para o conteúdo principal

Taxonomia em portais de notícias: Carolina K. Nakamura

Carolina Kokumai Nakamura

A taxonomia é uma representação do conhecimento para organizar a avalanche de informações do mundo contemporâneo. Aplicada em um portal corporativo, deve atender a critérios de uma categorização funcional para que o usuário recupere rapidamente a informação que procura. A bibliotecária Carolina Kokumai Nakamura (ECA/USP) faz a taxonomia das tags do portal UOL e conversou com a MC sobre seu trabalho:




MC: Como é, basicamente, seu trabalho com taxonomia para um portal de notícias?

CAROLINA: É praticamente uma indexação, só que bem menos controlada, com uma pesquisa menos refinada por que muitos dos termos que são usados são os próprios jornalistas que mandam. E a gente vê se encaixa, se vale a pena utilizar. Tem vezes que a tag é muito absurda e que não dê nada certo. Uma vez apareceu a tag “campeonato de pole dance”. Eu olhei aquilo e pensei: o que eu vou fazer com um negócio desses ? (risos). Então, a gente tem que tomar cuidado para ver se vale a pena acrescentar.

MC: Mas, vocês podem vetar o termo?

CAROLINA: Podemos sim, essa é a ideia: que a gente monitore os termos.

MC: E a equipe é grande?

CAROLINA: Tem arquitetos (da informação), que trabalham com a interface, designers, publicitários, jornalistas e duas bibliotecárias. Na UOL tem  vários departamentos voltados para a interface do site, que se preocupam em como a organização daquelas notícias do portal vai fazer sentido para o usuário encontrar a notícia que ele procura e como essa notícia vai se linkar com outras para que ele fique o máximo possível no site.

MC: E a estrutura é complicada?

CAROLINA: É praticamente a estrutura básica de arquitetura que a gente aprende em taxonomia, que é a organização da informação.

Página do UOL


MC: Tem vários portais de notícias hoje. Eles seguem isso que é feito no UOL?

CAROLINA: Não sei se exatamente eles seguem o mesmo esquema da UOL porque ela é muito grande, trata de muitos tipos de assuntos, mas acho que sim.




MC: E como o seu trabalho, como bibliotecária, se destaca, em uma equipe multidisciplinar?

CAROLINA: Em relação à tags, eles têm que recorrer à gente de qualquer forma.

MC: E com é a rotina? Tem muita pressão o dia inteiro?

CAROLINA: A rotina é um caso muito específico, porque tem muitos projetos. Quando não estamos um um projeto, é só monitoramento de tags, que não leva tanto tempo, e não precisa de tanta coisa. E tem também os pedidos  dos editores. Mas, quando tem projeto, é pauleira: a gente fica horas e horas trabalhando. Mas, tem dias que é super sossegado.

Saiba mais sobre taxonomia para portais:

Recomendações para construção de taxonomia em portais corporativos, dissertação de Luciane Paula (UFSC), 2007.


Comentários

  1. Que trabalho bacana e interessante! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Uma aplicação do que aprendemos em sala de aula, sem dúvida. Obrigada pela sua mensagem, Giselle, e continue acompanhando o blog da Monitoria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e