domingo, dezembro 15, 2013

Transição 2013-2014: a Nova Monitoria

Cristovão Tezza, escritor contemporâneo muito premiado, defende a ideia de que o texto literário é uma “aproximação densa e silenciosa entre duas pessoas num terreno a que nenhuma outra voz consegue chegar”. 


Se aplicarmos este princípio a outros gêneros textuais, podemos levantar a questão que todos eles ambicionam, nessa intimidade, afetar o leitor de alguma forma, envolvê-lo, quem sabe até, transformá-lo. É pretensioso assumir isso, mas a transformação que essa aproximação pode desencadear foi o grande objetivo da Monitoria Científica em 2013 e é com satisfação que vemos que colecionamos alguns casos de muito sucesso que atingiram este propósito.

Dando voz a alunos, professores e profissionais da área, e Monitoria Científica mirou uma dialética de descobertas e compartilhamentos. Emprestando o falar e o pensar de Elisa Machado, Jorge do Prado, Frank Ferreira, Lourival Cancela, Rodolfo Targino, Gisele Adornato, William Okubo, entre tantos outros, quis propor questões e convidar o seu público leitor à refletir.

A reflexão se fez em conjunto, tomando o blog, as redes sociais, os eventos da FESPSP como canais para o conhecimento em rede através de uma Monitoria totalmente colaborativa, genuinamente 2.0.


Quem fez a Monitoria 2.0

Para fazer acontecer a Monitoria 2.0 em 2013, toda a comunidade FESPSP participou de muitas maneiras, com destaque para os alunos da FaBCI. Para rodar toda a engrenagem, algumas pessoas tiveram participação crucial e sem elas não teríamos pontuado nem os décimos da proposta colaborativa inicial.

Foi o que fizeram os monitores voluntários Juliana Simões França, Antonio Eduardo Bei, Caroline Pinheiro, Mariana Araujo, Nilda Maria Leite, Grazielli Moraes da Silva e Roselene de Medeiros, pontas de lança no fazer acontecer do dia-a-dia da Monitoria.

Muito generosamente, os professores da FaBCI participaram do projeto durante todo o ano, contribuindo sempre com muita qualidade e  relevância, especialmente os professores Henrique Ferreira, Maria Rosa Crespo, Tânia Callegaro, Carla Diéguez, Vânia Funaro, Sara Ezedim, Ivan Russeff, Adriana Maria Souza, Francisco Lopes, Hermenegildo Grein, Renate Landshoff, Roseli Gatti, Concília Teodósio, Adriana Abrão, Paulo Vasconcelos e Maria das Mercês Apóstolo.

A Agência FESPSP de Notícias e o Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes, parceiros constantes de jornada, também contribuíram muito com o trabalho estrutural da Monitoria. As ações culturais, cobertura de seminários, TCCs e Encontros Setoriais ganharam em cores e formas.

Orquestrando essa inigualável combinação de olhares, interferindo com clareza e uberdade, e sempre muito perspicaz, a coordenadora do projeto, Professora Dra. Valéia Martin Valls. Sem ela,  é preciso dizer mais uma vez, nada disso teria sido possível.

A todos vocês, minha gratidão sincera.


A nova monitora

Andrezza Camera é a Monitora 2014
Terminando o ano, é hora de convidá-los à novas ponderações, uma nova abordagem, para dar mais fôlego às discussões. Por este simples motivo a mudança de gestão na Monitoria Científica é um bálsamo que traz nova energia para o projeto. O ano de 2013 termina com muitas lições aprendidas e conquistas que engatam o caminho para 2014. Um ano que promete ser intenso, visceral e histórico. Para dar conta desse turbilhão que vem por aí, damos as boas vindas, com muita felicidade, ao frescor dos contundentes 20 anos de Andrezza Catharina Camera, do terceiro semestre matutino. Um olhar jovem, descolado e cheio de paixões que faz a trama ideal para desenrolar mais um capítulo da história da Monitoria Científica, indo para seu quinto ano de vida.



Andrezza tem várias competências para assumir a gestão 2014


A bela e apaixonada Andrezza engana quem lhe toma como uma frágil menina. Plugada no digital e bebendo em novas fontes, Andrezza assume com energia de sobra o projeto e tem a missão de aprimorar sua estrutura, dando continuidade às ações mais promissoras que podem sustentar e alimentar a cadeia de produção deste trabalho.

Recebe números positivos da gestão 2013: a nascente rede colaborativa que costura o projeto vai alinhavando mais de 56 alunos com 156 horas de variadas atividades que reverteram até o momento comemoradas 77.529 visualizações do blog, alcance permanentemente positivo no Facebook e twitter e ecoando como uma ótima promessa entre nossos pares da academia e do mercado.

Para fazer valer mais ainda a aproximação proclamada por Cristovão Tezza, a Monitoria 2014 vai acertar mais fundo a integração e a transformação pelo conhecimento, articulando toda a comunidade FESPSP. Que o terreno de apropriação de saber que é a universidade seja marcante e decisivo na vida de todos os alunos.

Obrigada a todos e foco total: feliz 2014 !!


Magali Machado de Almeida
Monitora Científica 2013



4 comentários:

  1. Especialmente marcante essa transição da Monitoria Científica!
    Tanto pelo trabalho hercúleo e competente desenvolvido pela Magali, quanto pelo brilhantismo da Geração do Milênio, trazido ao ambiente acadêmico da FaBCi pela Andrezza.
    Realização, sucesso, criatividade, superação e todos os conceitos mais que representem "tudo de bom" para as equipes, aquela que entrega o bastão MC, e a que o recebe.

    Beijocas para as duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras, Nilda, obrigada pela sua mensagem e pelo apoio incondicional durante todo o ano. Continue com a Monitoria em 2014! bjs.

      Excluir
  2. Foi uma honra participar e um grande aprendizado, parabenizo a Magali e a Profª Dra. Valéria Valls, pelo excelente trabalho e espaço... aproveito para dar as boas vindas à Andrezza e convidar a turma para participar em 2014 que promete ser bem agitado, olha o TCC ai gente! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e obrigada Magali. Seja bem vinda Andrezza.

    ResponderExcluir