sábado, março 08, 2014

Bibliotecários na ficção.

Nessa semana comemoramos o tão esperado carnaval, marca registrada do povo brasileiro, e pensando nisso resolvemos escrever a respeito dos Bibliotecários na Ficção, como eles são retratados e como os estereótipos da profissão acabam vindo a tona nos livros e filmes.

      1. A MÚMIA (The Mummy) – 1999
Representada pela atriz Rachel Wheizs a bibliotecária Evelyn é protagonista e par romântico do mocinho Rick O’ Connel. O filme se passa no ano 1926 e conta a respeito de um grupo de exploradores atrás dos tesouros de uma tumba.
Evelyn é a típica bibliotecária de óculos, coque no cabelo, certinha até o ponto de ser considerada “chata” e “sem-graça”, também é uma poliglota incrível e bastante inteligente.

      2. A mulher do viajante do tempo (The time traveler’s wife)
Livro que deu origem ao filme “Te amarei para sempre” conta a história de uma estudante de artes que se apaixona por um viajante do tempo, o mesmo faz visitas para ela em diferentes fases do tempo, dificultando assim o relacionamento dos dois.
Nesse livro o bibliotecário é um homem, protagonista da história, Henry possui o poder de viajar no tempo, porém não consegue controlar seus pulos temporais. Não se vê muito da sua profissão além de Henry ser um homem tímido, romântico e inteligente.

      3. Trilogia O bibliotecário (The Librarian) – 2004
Essa trilogia de aventura/comédia/ação fez muito sucesso na televisão americana e conta a história de um bibliotecário que possui um acervo de objetos fora do normais e extremamente raros. Lembra um pouco o sucesso Hollywoodiano A Lenda do Tesouro Perdido.
Flynn Carsen é o nosso herói, estudante dedicado ele se mostra corajoso enquanto viaja pelo mundo para tentar salvá-lo da terrível Irmandade da Serpente. Aqui vemos um bibliotecário muito parecido com a Evelyn de A Múmia.


Os bibliotecários são facilmente encontrados em muitos tipos de obras literárias e visuais, o assunto é tão sério que até já virou trabalho de pesquisa! Confira abaixo links que complementam essa matéria e aproveite esse fim-de-semana para desfrutar de alguma dessas obras!

Imagens de Bibliotecários na Ficção Científica e Fantasia
Bibliotecários na Literatura
Filmes que todo bibliotecário deveria ver
As 9 bibliotecas mais legais da ficção
Filmes sobre bibliotecas e bibliotecários
Bibliotecários nos filmes


Um comentário: