sábado, março 22, 2014

Coluna Resenhas por Isabela Martins: Formação do Profissional da Informação.

Olá! Como passaram a Semana do Bibliotecário?

Estou aqui novamente para conversarmos um pouco sobre mais um livro bem tradicional da área de Biblioteconomia: “Formação do profissional da informação”.
O que logo chama a atenção, ainda na orelha do livro é a frase: “Num período chamado Era da informação, o Profissional da Informação é um personagem central, ou deveria ser”. Que significa essa cutucada no final da frase?
Este livro é composto por sete artigos de nomes como Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Aldo Barreto e outros grandes pensadores. Assim como nos entrega o título do livro, todos esses artigos tratam da formação desse profissional hoje tão importante, mas tão desconhecido da sociedade.
É muito bom ler esse livro pois, além de serem artigos tratando de aspectos diferentes da formação, eles são simples, sendo uma ótima leitura para os que ainda não estão acostumados com os artigos científicos.
E se algum dos artigos interessar mais você pode se aprofundar no tema, seguindo a bibliografia.
Impossível destacar um texto, todos são necessários para que compreendamos onde está a Biblioteconomia atualmente e para onde está caminhando. Este livro nos dá, inclusive, base conceitual para pensarmos nossa formação tanto agora na graduação quanto mais pra frente, pois, uma coisa é certa: como profissionais da informação jamais poderemos parar de nos atualizar, estudar e aprender.
Como diz a orelha desse livro: “[...] o Profissional da Informação é um personagem central, ou deveria ser”. Temos que nos posicionar como tal perante a sociedade, se não realmente nunca seremos. Um profissional de qualidade não nasce do dia para noite, e nem com uma graduação. Tem que ter esforço, para continuar estudando, sempre. Ler então se torna artigo de primeira necessidade.
Recomendo a leitura a todos, inclusive para quem não conhece a área, pois dá uma boa visão tanto da sociedade da informação quanto da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Esta foi a minha opinião sobre o livro, e você? Já leu?
Corre pra Biblioteca, leia e compartilhe a sua opinião!

Até a próxima!

Ficou interessado? Então confira a entrevista com Aldo Barreto, um dos autores do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário