Pular para o conteúdo principal

Cursos de extensão: A importância do estudo constante.

Já foi muito discutido em nosso blog a importância de sempre se manter atualizado e nunca deixar de se aperfeiçoar e adaptar as novas mudanças e exigências da nossa área e sociedade. É por esses motivos que é muito comum para nós, estudantes e profissionais da informação, sempre estarmos estudando algo novo ou investindo em cursos que nos auxiliem em áreas que antes nos eram obscuras.
Já ouvi de muito colegas que não existem cursos na nossa área, mas eu discordo, o que não faltam é oportunidades de novos conhecimentos quando o assunto é a gestão da informação, sendo ela na sua forma mais clássica (a catalogação, as bibliotecas, etc) até suas formas mais modernas e desconhecidas (a preservação de acervos diferenciados, a indexação em materiais fora do comum). Grande parte das pessoas que afirmam que não possuímos cursos suficientes em nossa área é porque se focam apenas na biblioteconomia clássica esquecendo que existe muito além do que classificar e armazenar um livro.
No post sobre Bibliotecas Temáticas eu citei o curso de formação de contadores de histórias pela Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen, e você pode estar se perguntando: o que isso me acrescenta como bibliotecário? Tudo! Além de te promover melhor dicção, falta de embaraço, contato com seu usuário, também planta a semente das atividades culturais em seu centro de informação; acrescenta um conhecimento a mais que ira ajuda-lo na indexação de material infantil, assim como sua classificação e organização do acervo.
Como tudo isso não pode ser relevante?
Na Fundação Escola de Sociologia e Políticade São Paulo você irá encontrar a sessão de Cursos de Extensão onde a instituição oferece diversas oficinas de ensino para a área de biblioteconomia, sociologia e administração.
Entre os cursos podemos destacar os de Banco de dados: Organização e análise, Excelência no atendimento em Unidades de Informação, Impacto de e-books em bibliotecas, Indexação e Resumos de filme, entre outros.
Todos esses cursos, e muitos outros, servem como complemento a nossa vida acadêmica, com função de nos tornar mais preparados para o mercado de trabalho.
Pensando exatamente nisso a professora Sara Ezedin está oferecendo um curso gratuito de Inglês Instrumental para os alunos de graduação.
O curso será aos sábados (de 08/03 até 31/05) das 14h às 16h e contemplará o que seria o básico e intermediário do inglês instrumental.
O professor Henrique também nos passou uma dica de cursos online, livres e gratuitos que podem ser acessados no portal da OpenupEd (muitos deles em inglês).
Lembrando que todos os cursos são válidos como ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
Então não fique parado! Aproveite e comece logo um novo curso, se atualize, corra atrás das novidades! E lembre-se todos querem um profissional do futuro.

Ficou interessado? Então confira abaixo mais informações a respeito.

Dados do Curso de Inglês Instrumental Gratuito
Foco de estudo: Leitura e escrita em Língua Inglesa
Nível: Básico ao intermediário.
Datas de início e término: 8/03 a 31/05 (aos sábados)
Horário: 14h às 16h
No primeiro dia, excepcionalmente, iniciaremos às 13h30 para a realização de um teste de conhecimentos da língua estrangeira.
Inscrições pelo e-mail: sara@fespsp.org.br
Vagas: 25 vagas - Prioridade para os estudantes do primeiro semestre e/ou aqueles que possuem pendências para com a disciplina.
Sala: 45 (4º andar)

Blog das Atividades Complementares com muitas opções de cursos e outras atividades:

Matéria sobre Cursos Online

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e