sábado, março 01, 2014

Cursos de extensão: A importância do estudo constante.

Já foi muito discutido em nosso blog a importância de sempre se manter atualizado e nunca deixar de se aperfeiçoar e adaptar as novas mudanças e exigências da nossa área e sociedade. É por esses motivos que é muito comum para nós, estudantes e profissionais da informação, sempre estarmos estudando algo novo ou investindo em cursos que nos auxiliem em áreas que antes nos eram obscuras.
Já ouvi de muito colegas que não existem cursos na nossa área, mas eu discordo, o que não faltam é oportunidades de novos conhecimentos quando o assunto é a gestão da informação, sendo ela na sua forma mais clássica (a catalogação, as bibliotecas, etc) até suas formas mais modernas e desconhecidas (a preservação de acervos diferenciados, a indexação em materiais fora do comum). Grande parte das pessoas que afirmam que não possuímos cursos suficientes em nossa área é porque se focam apenas na biblioteconomia clássica esquecendo que existe muito além do que classificar e armazenar um livro.
No post sobre Bibliotecas Temáticas eu citei o curso de formação de contadores de histórias pela Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen, e você pode estar se perguntando: o que isso me acrescenta como bibliotecário? Tudo! Além de te promover melhor dicção, falta de embaraço, contato com seu usuário, também planta a semente das atividades culturais em seu centro de informação; acrescenta um conhecimento a mais que ira ajuda-lo na indexação de material infantil, assim como sua classificação e organização do acervo.
Como tudo isso não pode ser relevante?
Na Fundação Escola de Sociologia e Políticade São Paulo você irá encontrar a sessão de Cursos de Extensão onde a instituição oferece diversas oficinas de ensino para a área de biblioteconomia, sociologia e administração.
Entre os cursos podemos destacar os de Banco de dados: Organização e análise, Excelência no atendimento em Unidades de Informação, Impacto de e-books em bibliotecas, Indexação e Resumos de filme, entre outros.
Todos esses cursos, e muitos outros, servem como complemento a nossa vida acadêmica, com função de nos tornar mais preparados para o mercado de trabalho.
Pensando exatamente nisso a professora Sara Ezedin está oferecendo um curso gratuito de Inglês Instrumental para os alunos de graduação.
O curso será aos sábados (de 08/03 até 31/05) das 14h às 16h e contemplará o que seria o básico e intermediário do inglês instrumental.
O professor Henrique também nos passou uma dica de cursos online, livres e gratuitos que podem ser acessados no portal da OpenupEd (muitos deles em inglês).
Lembrando que todos os cursos são válidos como ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
Então não fique parado! Aproveite e comece logo um novo curso, se atualize, corra atrás das novidades! E lembre-se todos querem um profissional do futuro.

Ficou interessado? Então confira abaixo mais informações a respeito.

Dados do Curso de Inglês Instrumental Gratuito
Foco de estudo: Leitura e escrita em Língua Inglesa
Nível: Básico ao intermediário.
Datas de início e término: 8/03 a 31/05 (aos sábados)
Horário: 14h às 16h
No primeiro dia, excepcionalmente, iniciaremos às 13h30 para a realização de um teste de conhecimentos da língua estrangeira.
Inscrições pelo e-mail: sara@fespsp.org.br
Vagas: 25 vagas - Prioridade para os estudantes do primeiro semestre e/ou aqueles que possuem pendências para com a disciplina.
Sala: 45 (4º andar)

Blog das Atividades Complementares com muitas opções de cursos e outras atividades:

Matéria sobre Cursos Online

Um comentário:

  1. Iniciativa pioneira! A FESP saindo na frente como sempre, Parabens!

    ResponderExcluir