sábado, março 22, 2014

Finalização da Semana do bibliotecário (Noturno)

Na quinta-feira da semana de comemorações ao Dia do Bibliotecário, a manhã foi tomada por profissionais apaixonadas pelo que fazem: Adriana Ferrari apresentou a FEBAB e destacou sua importância para o fazer bibliotecário; Luciana Napoleone e Maria Lúcia Beffa, logo em seguida, mostraram um pouco das características do profissional no meio jurídico.

As profissionais Maria Lúcia e Luciana destacaram a importância de se ter fontes fidedignas para usuários de informações jurídicas e frente ao panorama da área, a necessidade urgente de se promover a produção científica de pesquisadores de temas relacionados ao universo amplo do direito.
À noite, uma apresentação totalmente inusitada: uma bibliotecária da Força Aérea Brasileira (FAB), a simpática Laís Barbudo Carrasco, aspirante a oficial da FAB.


Com muito carisma, Laís explicou como entrou na FAB, além de detalhes sobre o universo militar: o treinamento de sobrevivência a que todos os aspirantes devem se submeter, a hierarquia, o dia-a-dia em uma base militar. Também contou a uma platéia interessada suas principais atividades e dificuladades como bibliotecária lotada no Campo de Marte, dando suporte informacional aos engenheiros e aviadores da corporação.
Encerramos com chave de ouro nossa tradicional semana em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12 de março) da FaBCI, com a apresentação dos trabalhos temáticos, uma das atividades tradicionais do curso e contamos com a coordenação do Profº Ivan Russef.
Com abordagens inteligentes e interessantes, os alunos puderam exercitar métodos de pesquisa e apresentar os ótimos resultados desse trabalho, como vemos a seguir:

MATUTINO:
Andrezza Catharina Camera: "A construção da identidade da personagem: de Ana Clara até Ana Turva".
Karin Bezerra de Oliveira - "O Romance Psicológico e o Existencialismo Sartreano na obra As Meninas de Lygia Fagundes Telles".
Lourdes Regina Porto: "Da tríade imperfeita à temperança: o contraponto dos afetos no canto de três meninas".
NOTURNO:
Janaína Silva Macedo: "O papel das religiosas fora do imaginário do romance As Meninas, de Lygia Fagundes Telles".
Fernanda Monteiro da Silva e Ingrid Aparecida Cordeiro da Silva: "O estado civil da mulher nos anos 70".
Regina de Andrade e Maria Ivane dos Santos Loz: "A Arte e a Literatura de Resistência, a partir de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles.

Foi uma semana muito animada de entrosamento entre os docentes, discentes e de integração dos conteúdos das disciplinas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, todos comemoraram e colheram o resultado de muito trabalho e dedicação.
Parabéns a todos os professores que conduziram a série de apresentações, organizaram e prepararam os alunos, aos futuros bibliotecários, aos convidados que participaram enriquecendo esses dias com palestras, depoimentos e exemplos de sucesso no exercício da profissão.


 Matéria por Roselene Mariane de Medeiros , aluna do 5º semestre noturno da FaBCI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário