Pular para o conteúdo principal

Finalização da Semana do bibliotecário (Noturno)

Na quinta-feira da semana de comemorações ao Dia do Bibliotecário, a manhã foi tomada por profissionais apaixonadas pelo que fazem: Adriana Ferrari apresentou a FEBAB e destacou sua importância para o fazer bibliotecário; Luciana Napoleone e Maria Lúcia Beffa, logo em seguida, mostraram um pouco das características do profissional no meio jurídico.

As profissionais Maria Lúcia e Luciana destacaram a importância de se ter fontes fidedignas para usuários de informações jurídicas e frente ao panorama da área, a necessidade urgente de se promover a produção científica de pesquisadores de temas relacionados ao universo amplo do direito.
À noite, uma apresentação totalmente inusitada: uma bibliotecária da Força Aérea Brasileira (FAB), a simpática Laís Barbudo Carrasco, aspirante a oficial da FAB.


Com muito carisma, Laís explicou como entrou na FAB, além de detalhes sobre o universo militar: o treinamento de sobrevivência a que todos os aspirantes devem se submeter, a hierarquia, o dia-a-dia em uma base militar. Também contou a uma platéia interessada suas principais atividades e dificuladades como bibliotecária lotada no Campo de Marte, dando suporte informacional aos engenheiros e aviadores da corporação.
Encerramos com chave de ouro nossa tradicional semana em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12 de março) da FaBCI, com a apresentação dos trabalhos temáticos, uma das atividades tradicionais do curso e contamos com a coordenação do Profº Ivan Russef.
Com abordagens inteligentes e interessantes, os alunos puderam exercitar métodos de pesquisa e apresentar os ótimos resultados desse trabalho, como vemos a seguir:

MATUTINO:
Andrezza Catharina Camera: "A construção da identidade da personagem: de Ana Clara até Ana Turva".
Karin Bezerra de Oliveira - "O Romance Psicológico e o Existencialismo Sartreano na obra As Meninas de Lygia Fagundes Telles".
Lourdes Regina Porto: "Da tríade imperfeita à temperança: o contraponto dos afetos no canto de três meninas".
NOTURNO:
Janaína Silva Macedo: "O papel das religiosas fora do imaginário do romance As Meninas, de Lygia Fagundes Telles".
Fernanda Monteiro da Silva e Ingrid Aparecida Cordeiro da Silva: "O estado civil da mulher nos anos 70".
Regina de Andrade e Maria Ivane dos Santos Loz: "A Arte e a Literatura de Resistência, a partir de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles.

Foi uma semana muito animada de entrosamento entre os docentes, discentes e de integração dos conteúdos das disciplinas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, todos comemoraram e colheram o resultado de muito trabalho e dedicação.
Parabéns a todos os professores que conduziram a série de apresentações, organizaram e prepararam os alunos, aos futuros bibliotecários, aos convidados que participaram enriquecendo esses dias com palestras, depoimentos e exemplos de sucesso no exercício da profissão.


 Matéria por Roselene Mariane de Medeiros , aluna do 5º semestre noturno da FaBCI. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e