sábado, março 29, 2014

Mini Bibliotecas.

Mini Bibliotecas é como são chamadas estruturas montadas em espaços urbanos para a troca de livros entre transeuntes. Não é algo novo ou isolado, elas existem em diferentes cidades e em diferentes países com formas, estruturas e regras igualmente distintas.

Uma delas localizada em Nova Iorque é considerada a menor biblioteca do mundo. Feita com material reciclado a estrutura é circular com uma pequena estante dentro, por fora existem buracos onde qualquer um pode espiar o que há na biblioteca e, se tiver interesse, pegar um dos livros para si. A única regra existente nessa biblioteca é a de sempre colocar um livro no lugar.



O Brasil também possuí suas próprias mini bibliotecas.
Em Araucária, município integrado na região metropolitana de Curitiba, o projeto de mini bibliotecas começou em setembro de 2012 com cinco postos distribuídos pelo município. Chamada de “Mini Biblioteca Livre de Araucária” não existem regras, as pessoas vem pegam os livros e os devolvem quando achar melhor. Semanalmente existe a reposição com 10 livros e todas as estruturas estão bem preservadas, o que mostra o interesse e cuidado dos cidadãos.



Outra cidade que aderiu a ideia foi Curitiba onde uma Mini Biblioteca foi anexada ao portão de uma loja. Essa funciona sem apoio do município ou qualquer instituição publica ou privada, é mantida exclusivamente pelos moradores da área e donos da do local onde está fixada.



O projeto Mini Bibliotecas é apoiado pelo grupo Bibliotecas do Brasil e é uma iniciativa enriquecedora para qualquer um, sendo ele bibliotecário ou não.

Confira abaixo o link com todas as Mini bibliotecas do Brasil


Ficou interessado? Confira as matérias sobre as mini bibliotecas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário