sábado, março 08, 2014

Palestra com Tais Mathias.

A ex-aluna de graduação da FESPSP Tais Mathias realizou uma palestra para os alunos do primeiro semestre de biblioteconomia sobre os Trabalhos Temáticos. O aluno Giancarlo Trentini preparou um relato de como foi essa experiência.


 Na última sexta-feira, 28/02, tivemos a grata oportunidade de receber a visita de nossa colega Tais Mathias, bibliotecária recém formada da FESP que veio dar seu depoimento sobre o trabalho temático, que nós do primeiro semestre teremos que fazer no decorrer dos próximos meses.
Acredito que assim como eu, a maioria dos alunos esperava uma explanação sobre a experiência vivida pela Tais na produção de seus trabalhos, dicas sobre como desenvolver os trabalhos, sobre como apresenta-los, sobre como formata-los seguindo as regras e normas, entre outras coisas importantes. No entanto, para a nossa grata surpresa, nos deparamos com uma pessoa completamente apaixonada pela pesquisa cientifica, com uma capacidade de comunicação surpreendente e com nível cultural excepcional, ficamos todos impressionadíssimos sobre a forma de abordagem e principalmente sobre o domínio do assunto que a Tais demonstrou em sala de aula.
Além de atender todas as nossas expectativas iniciais, a Tais pôde nos demonstrar todo o seu processo de aprendizagem, todo o roteiro que ela seguiu para desenvolver seu trabalho, nos falou com muita propriedade sobre o método utilizado, nos mostrando inclusive os porquês e os reflexos do método no resultado final, e tudo isso feito de uma forma leve, prazerosa e entusiasmada, onde ela conseguiu com muita clareza e vigor, prender a atenção de todos e obter a participação até dos mais acanhados.
Creio que podemos destacar dois pontos importantíssimos desta iniciativa, o primeiro da FaBCI, na figura da professora Carla no sentido de promover este tipo de debate. Este tipo de interação é muito importante para os alunos que estão iniciando sua graduação e começando  a ter contato com a iniciação cientifica, pois eles têm a oportunidade de ter um depoimento de alguém que vivenciou os problemas e desafios, o que faz com que a atenção seja redobrada. Além disso, o aluno que dá o depoimento, o faz com muito entusiasmo e imagino que isso acabe funcionando com uma grande recompensa para o convidado que promove uma dedicação extra para a realização e uma grande entrega no momento do depoimento.
O segundo ponto a ser destacado sem dúvida é a qualidade da formação da FESP. Ficamos todos impressionados com desenvoltura da Tais, com a segurança e propriedade com que ela discorreu sobre o assunto, sem obviamente desmerecer seu potencial pessoal. Ficou evidente que toda sua formação técnica e acadêmica foi fruto da qualidade do ensino recebido, o que somado ao seu potencial, fez com que ela se tornasse uma profissional muito capacitada.
Por fim, a FaBCI está de parabéns pela forma inteligente e criativa com que envolveu seus alunos desde o primeiro semestre no sentido de se dedicarem a realizar um trabalho de qualidade, através de uma forma de reconhecimento que motiva e transmite o espirito acolhedor com que esta faculdade trata seus alunos. 
 Giancarlo Trentini – 1º Semestre de Biblioteconomia

Lembrando que a próxima semana iremos comemorar o dia do bibliotecário e na sexta-feira dia 14 de março será feita uma apresentação com os melhores trabalhos temáticos do semestre passado.

Quer saber mais?

Confira a programação inteira da semana do bibliotecário na FESPSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário