domingo, março 16, 2014

Semana do Bibliotecário (Matutino)

Como anunciado em um post anterior na semana do dia 10 a 15 de março foi comemorado a Semana do Bibliotecário na FESPSP em homenagem ao dia do bibliotecário (12 de março).
A Monitora e seus colaboradores se dividiram para cobrir as atividades do período Matutino, neste post serão tratados dos eventos que ocorrerão no período Matutino.
Na segunda-feira dia 10 de março aconteceu as apresentações do Bibliotecário Nota 10 (Confira a reportagem aqui).

Terça-feira, 11 de março, a vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Oitava Região (CRB 8), Daniela Pereira de Sousa, deu uma palestra a respeito do que é o Conselho Regional de Biblioteconomia, sua missão, sua formação, as diferenças entre o CRB e CFB (Conselho Federal de Biblioteconomia) e qual a sua importância como órgão fiscalizador da profissão.

Quarta-feira, 12 de março, tivemos as apresentações dos TCC’s destaques do ano de 2013 que contaram com as presenças de Vilma Silva Batista com seu Manual de Procedimentos para Bibliotecas, Lilian Diego Moraes com Ver, ler brincar: Pesquisa iconográfica do comportamento informacional Infantil e Rafael Reis que apresentou seu trabalho Indexação de Imagens em Movimento no Contexto dos Jogos de Futebol que realizou em conjunto com a aluna Deborah Azevedo.
Após as apresentações a loja da FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários) estava na porta do auditório onde fomos apresentados a diversos itens, inclusive a mascote da Federação! Laurinha coruja que homenageia a grande bibliotecária Laura Russo.

Quinta-feira, 13 de março foram realizadas duas palestras, sendo a primeira Advocacy e Bibliotecas com Adriana Ferrari, vice-presidente da FEBAB (leia mais a respeito na matéria da Monitoria do ano passado), e a segunda sendo ministrada por Luciana Napoleone e Maria Lúcia Beffa com o tema Informação e Documentação Jurídica, construindo uma visão de futuro.
Após as palestra houve uma feira de livros realizada pelo livreiro e ex-aluno de Biblioteconomia Paulino com o seu Livros de Biblio.

Sexta-feira, 14 de março foram apresentados os melhores trabalhos temáticos do ano anterior. A aluna Karin Oliveira falou a respeito do seu trabalho construído sobre a temática das roupas de época em cima do livro Contos Novos de Mário de Andrade, enquanto a aluna Andrezza Camera descreveu a experiência de trabalhar o psicológico das personagens do livro As Meninas de Lygia Fagundes Telles.


Sábado, 15 de março houve o encerramento da semana do bibliotecário com Cineclube, feira de troca de livros e quadrinhos, feijoada e festa de encerramento.


Agradecemos a todos que colaboraram para termos essa excelente semana, rica em conhecimento e experiências de profissionais fantásticos!
Feliz dia do Bibliotecário!


*Créditos as fotos realizadas pelo aluno Sidnei de Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário