Pular para o conteúdo principal

Gestão Documental.

Documento pode ser definido pelo Michaelins (Dicionário Online de Português) como 1 Dir Instrumento escrito que, por direito, faz fé daquilo que atesta; escritura, título, contrato, certificado, comprovante. 2 Escrito ou impresso que fornece informação ou prova. 3 Qualquer fato e tudo quanto possa servir de prova, confirmação ou testemunho. 4 obsol Aquilo que ensina, que serve de exemplo. 5 Escrito oficial de identificação pessoal.
A discussão do que é documento, porém, é longa e exaustiva. Vivemos na Era da Informação, ou seja, sociedade que fornece uma quantidade exorbitante de dados em todos os lugares, horas e meios. A discussão do que é Conhecimento e Informação já foi levantada aqui, mas afinal o que é um documento?
Documento é o registro de uma informação, seja ela de modo impresso ou digital. A finalidade de seu registro é porque a informação é relevante para sua organização.
Um documento não se restringe a forma, dependendo de sua organização e acervo um documento pode ter diferentes formas. Imaginemos que estamos falando de uma cena de crime, um corpo não é somente uma prova, mas também um documento autenticado pela organização (força policial) que contém informação relevante.


                                  
A Gestão Documental é uma pratica que teve inicio em Organizações para a separação dos documentos (papelada) que as mesmas tinham, as organizando de maneira a serem encontradas posteriormente, assim como o refugo do material que não possuía mais importância.
A importância da Gestão Documental é facilmente entendida, sendo que, se pensarmos que uma Organização depende de seus documentos, que escrevem toda a sua história, sua gestão do que é relevante ou não, assim como seu acesso, seu armazenamento e sua recuperação é papel básico em seu sistema.
“A Gestão Documental integrada com outras soluções, como por exemplo, a digitalização, fax e email permitem gerir toda a informação não estruturada (documentos) importante da organização.” (Fonte: Wikipedia)
O comentarista da rádio CBN, Carlos Julio, comenta a respeito do assunto, falando sobre o surgimento da Gestão Documental e de formas como digitalização para a incorporação dos documentos físicos ao meio eletrônico.
Ouça o comentário do comentarista aqui.



O GED (Gestão Eletrônica de Documentos) é justamente essa administração documental no meio eletrônico.
Gerenciamento eletrônico de documentos ou Gestão eletrônica de documentos (GED) é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos” (Fonte: Wikipedia)
Os programas que utilizam de GED provém de uma maneira a estruturar documentos desestruturados (como e-mails) e seu arquivamento de maneira correta através de formas como intranet (rede de computadores interna).

Todas essas ferramentas são maneiras a administrar o grande fluxo de informação e documentos que recebemos todos os dias. A Gestão Documental não é só uma boa prática mas sim uma profissão, tendo empresas especializadas na prática.

Para saber mais confira os links abaixo:

Comentários

  1. Uma opção para a Gestão Documental, é a utilização do EV-Doc.
    Pois com ele é possível gerir as informações estratégicas de forma prática e intuitiva, visto que o mesmo tem o auxílio de profissionais especializados em Gestão Documental.

    Clique e saiba mais:
    http://www.estadovirtual.com.br/evdoc

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação