domingo, abril 06, 2014

Mellösa, a cidade livro.

Localizada dentro da cidade de Fien, a cerca de 115 km de Estocolmo se encontra Mellösa, a primeira cidade livro da Suécia.



A Cidade Livro tem como ideia oferecer um lugar para a realização de oficinas, palestras e todo outro tipo de evento que envolvam... livros!
Mellösa pode ser dividida em dois setores, um adulto e outro infantil. Na parte adulta você ira encontrar casas onde livros estão por todos os lados como parte da própria residência. De forma harmoniosa eles compõe a decoração com subdivisão por cores, mas também são separados de maneira temática, e cada casa possui o nome de algum autor Sueco.


      
                          
A parte infantil da cidade é menor e inspirada em Pipi MeiaLonga, heroína do livro de mesmo nome da autora sueca Astrid Lidgren. Com casas também inspiradas na histórias, estantes repletas de obras infantis e muitas cores, é extremamente visitado, inclusive sendo até considerado pelas crianças como um novo “Parque de Diversões”.



A importância das histórias infantis, da contação de histórias e do estimulo a leitura na infância já foi discutido aqui antes, e como 18 de abril (dia Nacional do livro infantil) está chegando é bom conhecer lugares como esse, que são fonte de inspiração para qualquer bibliotecário e disseminador da informação.



Conheça mais sobre a Cidade Livro Mellösa no link abaixo (em inglês):
http://www.idehjulet.se/bokstaden/english.htm
Fotos de Soraia Magalhães
http://cazadoresdebiblioteca.blogspot.com.br/2014/03/book-town-mellosa-suecia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário