domingo, abril 20, 2014

Motivos para levar crianças à biblioteca.

O site americano Huff Post elaborou uma lista onde consta 5 boas razões para levar seus filhos à bibliotecas. Entre as razões a autora destaca a importância da criança ter contato com outras pessoas e com livros que os pais desconhecem, as atividades que ocorrem nas bibliotecas, o estimulo a leitura ao se conviver em um ambiente que realça a importância da mesma, a responsabilidade adquirida pela criança ao se tornar “dona” do seu próprio cartão da biblioteca tendo que lidar com o empréstimo e os prazos, entre outros fatores.



                                       
A matéria escrita por Christine Cully (editora chefe da revista Highlights for children e editora de revistas para as melhores leituras infantis) mostra através de seu relato pessoal o impacto que a biblioteca tem em uma criança.
estereótipo do bibliotecário assim como o da biblioteca sendo um lugar “chato” para “gente velha” está caindo aos poucos, porém, ainda tem seu lugar e poder na mente de muitos jovens e adultos. Esse primeiro contato com a  biblioteca quebra essas barreiras, mostrando a beleza e o prazer que o ambiente (e a leitura) podem oferecer ao individuo.
Em São Paulo existem diversas bibliotecas que se especializaram para receber o publico infantil. Essa são: A biblioteca especializada em contos de fadas, a biblioteca temática de literatura fantástica e a biblioteca Monteiro Lobato.



Ainda assim são poucas comparadas a necessidade do acesso do público infantil ao espaço. Por esses motivos é necessário o constante estimulo a organização de eventos para o publico infantil, o investimento em obras do gênero e o atendimento diferenciado
As crianças de hoje são os futuros leitores de amanhã. Sendo a alfabetização no Brasil um processo lento que anda aos trancos e barrancos, é um dever todo bibliotecário guardar um pouquinho do seu tempo para deixar o seu legado de amor à leitura as próximas gerações.
E mesmo aqueles que não são bibliotecários, ou que não trabalham em acervos que possam abrir ao publico infantil, existem outras diversas maneiras de fazer a ligação entre o livro e a criança, seja esse o trabalho voluntário ao se disponibilizar para ler para crianças, ou apenas doar seus antigos livros.

Seja como for não se esqueça de fazer sua parte, para que nossos futuros usuários saibam amar a biblioteca assim como nós amamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário