domingo, maio 04, 2014

Coluna Música e Livros por Bruno Carvalho

Música e Livros é uma coluna escrita por Bruno Carvalho, ex-aluno de Biblioteconomia da FESPSP, que fala a respeito de bandas e o que elas leem, mostrando que musica e livros podem ter tudo a ver!

A banda Uns e Outros  surgiu  em 1983 no Rio de Janeiro. Ficou nacionalmente conhecida pelos singles "Carta Aos Missionários" e "Dias Vermelhos", ambos de 1989, do seu segundo álbum Uns e Outros (relançado em 2009, pela SONY/BMG). Com esse disco explode nas rádios a música Carta aos Missionários: composição da banda dedicada ao povo do Chile pelo "não" a Pinochet.

Marcelo Hayena - Vocalista da banda Uns  e Outros

1)     Marcelo, quando você decidiu ser músico? Tocou em outras bandas antes do Uns e Outros?
Participei sim, mas, muito rapidamente de outras bandas antes de formar o Uns e Outros. Comecei somente compondo para uma Banda de MPB que se chamava Passaredo, um dia o vocalista faltou o ensaio e o substitui pra quebrar o galho. Continuo quebrando o galho até hoje. Foi aí que eu e Gueu Torres nos conhecemos. Depois saímos e montamos uma banda chamada Extrema Unção que não chegou nem a fazer o primeiro show.

2)     Qual a influência literária nas músicas do Uns e Outros? Que livros e autores influenciaram a banda na década de 80? E atualmente?
É total. Sempre busquei inspiração na leitura para compor as canções da banda. Posso citar alguns como: Gabriel Garcia Marquez, J.P. Sartre, A. Camus, F. Pessoa, Cecília Meirelhes, Vinícius de Moraes, Neruda...são muitos. Via de regra, podem encontrar influência desses e de muitos outros autores em nosso trabalho.

3)      Tem alguma música sua que fala de algum livro? Ou alguma música que tem trecho de livros?
“Ausência”, música que faz parte do LP Terceira Onda foi escrita em cima de um trecho da “Valsa n° 5” peça de Nelson Rodrigues que eu estava lendo na época.

4)      O que está lendo atualmente?
Li recentemente um livro de poesias chamado “Sombrio e Tropical” escrito por um amigo de Curitiba Ottavio Lourenço. Muito bom. Agora estou relendo “Do Amor e Outros Demônios” Gabriel García Marquez.

5)      A banda ainda esta em atividade?
Sim estamos na ativa. Aliás, nunca paramos. Neste momento estamos nos preparando para lançar nosso CD Ao Vivo 25 anos. Ele sairá com 14 faixas e mais uma música nova como bônus. Este ano estamos comemorando 25 anos do lançamento do trabalho de 89 então, os fãs podem esperar mais surpresas para este ano.

6)      Fique a vontade para indicar alguns livros e deixar uma mensagem aos leitores do blog.

Deixo vocês com a genialidade da poesia de Paulo Leminsky:
Amar você é coisa de minutos… - Paulo Leminski
Amar você é coisa de minutos
A morte é menos que teu beijo
Tão bom ser teu que sou
Eu a teus pés derramado
Pouco resta do que fui
De ti depende ser bom ou ruim
Serei o que achares conveniente
Serei para ti mais que um cão
Uma sombra que te aquece
Um deus que não esquece
Um servo que não diz não
Morto teu pai serei teu irmão
Direi os versos que quiseres
Esquecerei todas as mulheres
Serei tanto e tudo e todos
Vais ter nojo de eu ser isso
E estarei a teu serviço
Enquanto durar meu corpo
Enquanto me correr nas veias
O rio vermelho que se inflama
Ao ver teu rosto feito tocha
Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha
Sim, eu estarei aqui



Colaboração na matéria: Marcelo Hayena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário