Pular para o conteúdo principal

Coluna Onde estão os Bibliotecários? por Grazielli Moraes

━ Como já mencionado anteriormente, a coluna Onde estão os Bibliotecários? tem o intuito de reaproximar ex-alunos de novos alunos e da instituição, ver o que tais profissionais estão fazendo pós formação e ser uma porta aberta para a integração de tais profissionais. “Se arrisque, inove, faça com o outro o que deseja que seja feito com você e, acima de tudo, faça com amorosidade, respeito e cidadania! SEJA FELIZ!” (@refazioli).
Esse mês trazemos uma Bibliotecária que além de muito mencionada nas aulas de biblioteconomia da FESP, é dona de carisma, de garra e força de vontade e mostra que a biblioteconomia vai muito além daquele famoso Biblioque??? Regina dos Anjos Fazioli mais conhecida como Regina Fazioli, ou ainda @refazioli, 58 anos, formada pela FESPSP em 1977, criou e trabalha atualmente na Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo (www.bv.sp.gov.br) – serviço de informação eletrônico gratuito, que indica aos usuários o melhor caminho para obtenção de informações públicas e de serviços públicos, entre outros serviços. Este mesmo órgão é responsável pelo recebimento de mensagens eletrônicas enviadas por canais "Fale Conosco" de diversos sites do Governo do Estado de São Paulo - além disso, @refazioli é docente da UNIFAI e da pós-graduação da FESPSP.
“Também atuo na graduação da UNIFAI e pós-graduação da FESP, onde tenho o privilégio de cercar-me por muita fome de conhecimento, pessoas ativas na busca de seus objetivos e que se deixam conduzir pelo “sonho” que sonhei um dia e que estou  concretizando! É extremamente realizador atuar nesta área e conseguir mostrar  novos mundos e “fazeres” ou apenas conduzi-los por caminhos já trilhados, porém com uma nova visão!”.


 @refazioli menciona que a biblioteconomia é de uma área “...inter... multi... e transdisciplinar...” que lhe cativa e que permite um leque de atuação profissional muito amplo, fazendo com que seja possível ao profissional “Vislumbrar olhos brilhando quando... o dado/informação/conhecimento chega a quem dele precisa!”.
Além de permitir trabalhar com pessoas e, atuar em diversas áreas profissionais. Ao ser perguntada sobre o que a FESPSP agregou na vida profissional, @refazioli responde da seguinte maneira:
“Biblio o que? Se ainda hoje escutamos isso, imagine quando iniciei a minha formação em 1974 – imaginou? Foi um desafio quando comecei na FESP a minha vida acadêmica! Lembro-me muito bem do prédio, lá na Rua Carlos Vicari (Pompéia, SP), e as primeiras aulas de filosofia, psicologia e me deixei levar pelos mestres. Vi o descortinar de um mundo novo, da junção do sonho e do exercício dessa utopia, construção passo a passo e, em outras uma busca apressada, característica da juventude. Além das descobertas, o meio acadêmico me propiciou contatos, alguns permanecem até hoje, e conhecer os experts da área, podendo me espelhar em alguns deles. Entre estes, acredito que ela nem saiba, destaco a Profª. Evanda Verri Paulino, que me introduziu na vivência da prática e foi um “marco” em minha formação! Outro legado de minha passagem pela FESP – Graduação e Especialização – foi o que considero o “meu segundo nascimento”, pois me inseriu em um contexto sociocultural, capacitando–me a intervir na realidade que me cerca. Na Especialização isso se tornou mais forte, pois o conhecimento para a vida se fortaleceu, tornando-me capaz de transformar, de produzir, de decidir, de criar e de comunicar meus saberes com mais objetividade”.
 E com ela é possível perceber que a graduação de biblioteconomia é apenas uma porta de entrada para tantas outras áreas do conhecimento, já que além de sua maravilhosa resposta acima citada, ela se especializou em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação – FEPSP em 2000, e, Mestrado em Tecnologia – Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica – Centro Paula Souza em 2010.
 Nossa! Uma profissional como @refazioli, cheia de fôlego e força de vontade, nos mostra quão importante é a determinação e empenho acima de qualquer coisa. Para os novos ingressantes da profissão vai um recado; para os antigos integrantes um lembrete, deixado por alguém que faz a diferença na área da Biblioteconomia:
 “... faça com gosto e goste do que faz!... Não existe fórmula do “fazer”, pois cada pessoa trilha o seu caminho e o constrói passo a passo, conforme a sua possibilidade e necessidade. Se arrisque, inove, descubra novos caminhos...”.

Colaboração na Matéria: Regina dos Anjos Fazioli

Comentários

  1. É sempre um prazer escrever essa coluna do blog, tendo em vista que nos aproxima de excelentes profissionais da biblio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito a atenção e lembrança na indicação de meu nome, bem como a sua delicadeza e profissionalismo na criação da entrevista e elaboração da coluna. É sempre um grande prazer falar da profissão para pessoas interessadas. Parabéns pelo trabalho!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e