domingo, agosto 17, 2014

Você conhece a REBECIN?

Se pudéssemos descrever a Ciência da Informação seria como um grande guarda-chuva que engloba as mais diferentes áreas relacionadas a Informação, sua execução, armazenamento, guarda, recuperação, uso, obtenção, troca, compartilhamento e outras tantas ações. A Ciência da Informação exige de seu profissional a constante busca de novidades, a atenção às mudanças diárias na área e na sociedade em geral, ser um profissional atualizado, curioso, investigativo, por esses motivos a leitura de jornais, periódicos e revistas é requisito mínimo para um Cientista da Informação.



A Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação (REBECIN) iniciou suas atividades em junho de 2014 como uma publicação da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) e tem como objetivo a publicação de artigos que discutam a respeito das práticas didáticas e pedagógicas encontradas nas grades dos currículos de cursos do âmbito da Ciência da Informação como Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.
A REBECIN tem periodicidade semestral e tem sua publicação de acesso livre no site com artigos em português e espanhol. Está aberta para a publicação de artigos que sejam relacionados com seu objetivo assim como para comentários, dúvidas e críticas.
Em sua apresentação redigida pela editora responsável, Marta Lígia Pomim Valentim, descreve a meta da revista como ser “um espaço de discussão especializado que propiciasse amplo conhecimento e reflexão sobre as práticas didáticas e pedagógicas, sobre os conteúdos formadores constantes dos currículos de curso, sobre os aprofundamentos teóricos e sobre as abordagens metodológicas desenvolvidas pelos docentes que atuam na formação profissional no âmbito da Ciência da Informação”.


Entre os artigos da primeira edição podemos encontrar um trabalho de Renata Braz Gonçalves e Natálida Bermude Godinho que discute as Práticas de Pesquisa de Estudantes de Biblioteconomia e Arquivologia, assunto rico não somente para os educadores mas para também para os estudantes que queiram descobrir métodos, bases de dados e técnicas de pesquisa.
O artigo assim como o resto da revista podem ser acessado diretamente pelo link, para saber mais a respeito não esqueça de se cadastrar no site e receber as novidades!

Vamos nos informar, ler e apoiar as publicações! Lembre-se que ser um profissional informado é o primeiro passo para ser um bom profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário