Pular para o conteúdo principal

Sessão Bienal: O que rolou?

A Bienal do Livro de São Paulo finalmente acabou! E reuniremos nas próximas semanas relatos de alunos e colabores. Essa semana, a autora da coluna “Onde Estão os Bibliotecários?”, Grazielli Moraes, conta sua experiência!

O que para muitos pode ser apenas mais uma visita, pra mim, foi a concretização de um sonho e ao mesmo tempo uma forma de me aproximar ainda mais de algo que eu amo, os livros e o mercado editorial.
Tá, você que está lendo, deve estar se perguntando, como pode uma bibliotecária nunca ter ido à Bienal do Livro, tá, sei que isso não é comum, mas, vamos combinar, todos temos problemas particulares, e outra, a faculdade acaba fazendo com que não sobre tempo e por diversas vezes dinheiro para tais eventos.
Mais enfim, hoje posso falar o que achei desse evento tão falado em nossa área.

Pra mim, devo dizer que foi algo muito bom, afinal, além de conhecer o evento, pude encontrar amigos, parceiros e pessoas interessadas pelas mesmas coisas que eu, e não há coisa mais gostosa que isso, principalmente por eu ser, além de bibliotecária, ter um blog de livros e afins, o qual convido-os a conhecer.
Posso dizer que o evento não foi nada mais, nada menos daquilo que eu imaginava...

... Editoras, blogueiros, livrarias, leitores, autores, profissionais de várias áreas de formação, além disso, belas decorações nos estandes, muitos deles de acordo com algum lançamento (isso me fascina).
Algo que muito me alegrou é a possibilidade de chegarmos perto daquele(a) autor(a) que gostamos, e a facilidade em poder nos comunicar com os mesmos, exceto é claro pela quantidade de pessoas que vão com esse mesmo intuito.
E por falar de quantidade de pessoas, apesar de eu nunca ter ido antes, sempre acompanhei as notícias e pelo que pude avaliar, essa Bienal foi se não a mais cheia, uma das mais lotadaaaassss, afinal de contas, estava impossível circular entre os corredores, e pra comprar, eram filas quilométricas, a meu ver talvez existiu um pouco de organização.

Outra coisa que me chateou um pouco (talvez por eu ter ido no início do evento), é o fato de grande maioria de livros estar com preço de capa, e ser impossível se alimentar bem, já que as filas pra comer eram enormes e preços caríssimos.
Pra quem curte essa área de livros, é um evento muito bom pra conhecer pessoas, e ganhar MUITOS brindes (marcadores, bottons, banners, sacolinhas e brindes etc.), pra mim foi maravilhoso, já que coleciono marcadores, rs!

Recomendo aos que não tiveram o prazer de conhecer tal evento, vá, mais procure comprar ingresso antecipadamente (lembrando que bibliotecários podem se credenciar e não pagar nada), vá com roupa confortável (principalmente se estiver calor) e se prepare pra voltar com pelo menos uma sacola de brindes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e