domingo, outubro 05, 2014

Coluna Onde Estão os Bibliotecários? Por Grazielli Moraes

Dona de uma personalidade totalmente “descolada”, Laura Pimentel, 30 anos formou-se em 2009 em biblioteconomia na FESPSP, e em Arquitetura da Informação na Faculdade Impacta de Tecnologia e é cheia de histórias pra contar, afinal além da profissão, conquistou inúmeras coisas por onde passou, e hoje atua na empresa MM Café Web Thinking como Arquiteta da Informação, além disso, é professora da Faculdade Impacta de Tecnologia e em sua atuação cotidiana desenvolve/desenvolveu aplicativos para smartphones, tablets e facebook.           
Anteriormente à sua graduação, cursou técnico em biblioteconomia pelo SENAC, por indicação de uma amiga – aos 18 anos a mesma queria se especializar em algo relacionado à internet, foi onde surgiu então o curso do SENAC “... como era de graça eu fui fazer...” – e no último semestre do técnico começou a trabalhar na Livraria Nobel (onde conheceu seu atual marido), e em seguida trabalhou na Faculdade UniFMU como Técnica em Biblioteconomia.

“Eu não queria ficar guardando livros,
porque eu acho que a vida pode ser mais que isso...”

Então decidiu se inscrever num concurso da UNESP (Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes) e para sua surpresa passou (já que não acreditava que fosse passar devido a não ter muita experiência na área), lá mesmo, publicou um artigo na Revista da UNESP (Petulante) e se apresentou na Semana do Livro e da Biblioteca realizada pela instituição – já que a mesma é amante da música e tocou flauta transversal num Duo com violão. Quando saiu da UNESP foi trabalhar no Hospital das Clínicas como Bibliotecária, com pesquisa científica no Instituto de Radiologia e hoje trabalha na empresa MM Café (empresa de Tecnologia – com foco em facilitar o processo de criação e desenvolvimento de projetos de Web) como Arquiteta da Informação, com foco em análise e aplicação de usabilidade, projetando interfaces amigáveis e conceituais para o usuário final e promovendo a eficiência/eficácia do uso da web.

“... Escolhi essa área porque não queria a internet bagunçada... e sempre pensei que devesse existir uma maneira de organizar a informação contida nela...”.

Em sua permanência no curso de Biblioteconomia, Laura desenvolveu alguns trabalhos relacionados com a escolha de sua profissão atual “Arquitetura da Informação” – Blog de Culinária Afrodisíaca (Disciplina Editoração Eletrônica); Seu TCC (Psicologia Cognitiva).

“... terminei meu TCC no Bar do Zé...”

Laura acredita que a partir da entrada da Professora Valéria Valls, o curso foi renovado e tomou uma nova perspectiva, no entanto considera a área ainda “...Muito nobre por si só... Precisa de uma reformulação podendo ser mais inovadora...”

Aos novos alunos e futuros formandos, Laura deixa o seguinte recado:


“Sorriso na voz... brilho nos olhos e muito amor no coração... Avante Jovens!”


6 comentários: