Pular para o conteúdo principal

Coluna Onde Estão os Bibliotecários? Por Grazielli Moraes

Dona de uma personalidade totalmente “descolada”, Laura Pimentel, 30 anos formou-se em 2009 em biblioteconomia na FESPSP, e em Arquitetura da Informação na Faculdade Impacta de Tecnologia e é cheia de histórias pra contar, afinal além da profissão, conquistou inúmeras coisas por onde passou, e hoje atua na empresa MM Café Web Thinking como Arquiteta da Informação, além disso, é professora da Faculdade Impacta de Tecnologia e em sua atuação cotidiana desenvolve/desenvolveu aplicativos para smartphones, tablets e facebook.           
Anteriormente à sua graduação, cursou técnico em biblioteconomia pelo SENAC, por indicação de uma amiga – aos 18 anos a mesma queria se especializar em algo relacionado à internet, foi onde surgiu então o curso do SENAC “... como era de graça eu fui fazer...” – e no último semestre do técnico começou a trabalhar na Livraria Nobel (onde conheceu seu atual marido), e em seguida trabalhou na Faculdade UniFMU como Técnica em Biblioteconomia.

“Eu não queria ficar guardando livros,
porque eu acho que a vida pode ser mais que isso...”

Então decidiu se inscrever num concurso da UNESP (Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes) e para sua surpresa passou (já que não acreditava que fosse passar devido a não ter muita experiência na área), lá mesmo, publicou um artigo na Revista da UNESP (Petulante) e se apresentou na Semana do Livro e da Biblioteca realizada pela instituição – já que a mesma é amante da música e tocou flauta transversal num Duo com violão. Quando saiu da UNESP foi trabalhar no Hospital das Clínicas como Bibliotecária, com pesquisa científica no Instituto de Radiologia e hoje trabalha na empresa MM Café (empresa de Tecnologia – com foco em facilitar o processo de criação e desenvolvimento de projetos de Web) como Arquiteta da Informação, com foco em análise e aplicação de usabilidade, projetando interfaces amigáveis e conceituais para o usuário final e promovendo a eficiência/eficácia do uso da web.

“... Escolhi essa área porque não queria a internet bagunçada... e sempre pensei que devesse existir uma maneira de organizar a informação contida nela...”.

Em sua permanência no curso de Biblioteconomia, Laura desenvolveu alguns trabalhos relacionados com a escolha de sua profissão atual “Arquitetura da Informação” – Blog de Culinária Afrodisíaca (Disciplina Editoração Eletrônica); Seu TCC (Psicologia Cognitiva).

“... terminei meu TCC no Bar do Zé...”

Laura acredita que a partir da entrada da Professora Valéria Valls, o curso foi renovado e tomou uma nova perspectiva, no entanto considera a área ainda “...Muito nobre por si só... Precisa de uma reformulação podendo ser mais inovadora...”

Aos novos alunos e futuros formandos, Laura deixa o seguinte recado:


“Sorriso na voz... brilho nos olhos e muito amor no coração... Avante Jovens!”


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação