Pular para o conteúdo principal

Coluna Onde Estão os Bibliotecários? Por Grazielli Moraes

Para mim a biblioteconomia é uma área muito abrangente e que está presente no desenvolvimento intelectual desde a antiguidade. Acho que nós, bibliotecários, temos sempre que resignificar o tamanho da importância da nossa profissão, principalmente pela sua importância durante as centenas de anos. E hoje a área é cada vez mais importante dentro desse contexto de sociedade do conhecimento. Saber pesquisar, identificar a relevância de milhares de conteúdo é um trabalho exigente e de muita utilidade. (Felipe Santos)

Felipe Pereira Alexandrino dos Santos, 27 anos, amante do conhecimento e da busca pelo conhecimento, sempre que possível viaja a fim de descobrir novas culturas e conhecimentos distintos, resolveu ingressar para a biblioteconomia devido a frequentar a Biblioteca Mário de Andrade durante muito tempo, local este que lhe fez conhecer a profissão de bibliotecário. Atualmente é Bibliotecário na Escola de Negócios do Sebrae – SP.



Sou um bibliotecário empreendedor, tive um grande desafio de formatar uma biblioteca moderna, que pudesse atender diversos públicos e conseguir realizar através dos meus conhecimentos e pelo trânsito que criei dentro da instituição. No Sebrae aprendi a importância de conhecer o trabalho de diversas unidades e também a pensar no trabalho e a missão da instituição com diretriz, que me ajuda a desenvolver atividades customizadas que possam suprir as demandas. (Felipe Santos)

O que é ser Bibliotecário Empreendedor?

O bibliotecário empreendedor é aquele que se engaja com a profissão e busca criar, inovar e pensar na unidade, biblioteca, como parte viva da instituição, um ambiente transformador e gerador de ideias. O empreendedor vai à frente, estuda a oportunidade e se agarra a ela. (Felipe Santos)

Formou-se também em Gestão de Patrimônio e Cultura (UNIFAI – Pós Graduação), além disso fez um curso de educação continuada na Fundação Getúlio Vargas sobre Economia Criativa.

Para ele, a FESPSP foi muito importante em sua formação, “... primeiramente, pela diversidade dos professores... isso nos ajuda a enxergar todas as potencialidades que a área nos oferece. Segundo porque é muito bacana estar dentro de uma instituição com história e caldo cultural – isso ajuda com que nós nos sintamos mais pertencidos dentro da discussão intelectual...”.

Felipe acredita que assim como em qualquer outra profissão, na biblioteconomia, é necessário engajamento e participação, e deixa um recado aos novos ingressantes:

“... sejam bem vindos e sintam-se abertos para conhecer e procurar todas as possibilidades da área - principalmente nos estágios e nos trabalhos de classe. A nossa profissão é muito prazerosa para quem gosta de conhecimento. É muito importante estar sempre atualizado e disposto para aprender”.

Para Felipe a biblioteconomia está em um momento muito rico, no entanto, para isso é necessário que haja profissionais mais atuantes como profissionais da informação, além disso, é necessário que participe sempre que possível de eventos, treinamentos e saiba propor, discutir e ser incisivo sempre que possível.

Para finalizar a entrevista, Felipe deixou sua frase preferida para que o profissional e integrantes reflitam sobre a vida tanto pessoal, quanto profissional.


"Compreendemos mal o mundo e depois dizemos que ele nos decepciona"
(Rabidranath Tagore)

Confira também a respeito do PEC que Felipe deu na FESPSP no dia 30 de outubro.
http://monitoriafabci.blogspot.com.br/2014/11/pec-biblioteca-do-sebrae-sp.html


Quer participar da Monitoria? Mande um e-mail para monitorcientificofabci@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação