domingo, dezembro 07, 2014

PEC: Competência em Informação para a Transformação Social.

 O PEC (Programa de Enriquecimento Curricular) do dia 27/11/2014, aconteceu na sala 54 do Campus FESPSP. A palestrante foi Silvana da Silva Antonio Arduini e o tema da palestra foi Competência em Informação para a Transformação Social. Silvana é Mestre em Ciência da Informação pela ECA/USP (2013) e graduada em Biblioteconomia pela PUC de Campinas (2009).
Foi durante a graduação que surgiu a pergunta: “Como desenvolver as competências informacionais das pessoas que não estão inseridas na Educação Institucionalizada?” 

A partir daí, engajou-se no Projeto Conexão e Cidadania: uma experiência de inclusão digital na Periferia de Campinas, em 2011.

O projeto foi desenvolvido na Brinquedoteca e Biblioteca Mundo Encantado em Campinas e consistiu em desenvolver junto com mulheres donas de casa, habilidades informacionais de cidadania e informática. O relato e os resultados podem ser conferidos no artigo que foi publicado no livro Educar em tempos difíceis: construindo caminhos, organizado por Suzana Beatriz Sacavino e Vera Lúcia Candau. A convidada entregou um exemplar para a Prof.ª Valéria Valls encaminhar para o acervo da Biblioteca da FESPSP.

Como ouvinte e estudante de Biblioteconomia fico muito esperançosa em saber que todo o embasamento teórico que recebemos, pode influenciar e modificar a nossa realidade social, através do trabalho de bibliotecárias(os) como o da palestrante e que confirma que o tema “Competência em Informação para a Transformação Social” está em consonância com a Declaração de Lyon  sobre o acesso à Informação e Desenvolvimento divulgado no Congresso da IFLA , ocorrido nos dias 15 a 22 de agosto de 2014, na cidade de Lyon, na França.

E fica a reflexão para nós, futuros profissionais da informação, o quanto somos ou o quanto queremos ser competentes para “...compreendermos, usarmos e compartilharmos as informações que são necessárias para promover o desenvolvimento sustentável e as sociedades democráticas.”



Elaboração da  Matéria por Margareth Bevilacqua


Quer participar da Monitoria? Mande um e-mail para monitorcientificofabci@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário