Pular para o conteúdo principal

Como decidi estudar Biblioteconomia

O ano de 2015 nos traz duas turmas generosas de futuros bibliotecários. Um dos nossos novos alunos é o jornalista José Gabriel Navarro, aluno do 1º semestre noturno que nos enviou um relato de como chegou ao curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação na FESPSP.

Ilusões e Mudanças

"São vários os anseios que podem levar alguém a cursar uma segunda graduação, e em Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) calouros egressos de outras áreas do conhecimento não são incomuns. A olho nu, dá para calcular que ao menos um terço dos estudantes da minha turma (a do primeiro semestre, à noite) já se graduaram. É também o meu caso
Eu me formei em Jornalismo em 2010 e, no início de 2013, concluí a pós-graduação em Globalização e Cultura da FESPSP. Enquanto o mercado jornalístico vive uma crise sem precedentes – não só financeira, mas também existencial, ou seja, de mal saber a que se pode prestar na atual sociedade –, assisti a uma série de pequenas frustrações que, se observadas agora, à distância, integram uma única decepção.
O jornalismo não conseguia mais me aproximar do conhecimento. Ou pelo menos não com a constância nem com a intensidade que eu desejava. Em sete anos de trabalho como repórter (comecei cedo), aprendi um bocado, é claro, porém sentia e sinto falta de lidar com mais dados e informações, interpretá-los, ordená-los.
Eu já cogitava o curso de BCI no início do ano passado, inclusive prestei à época o vestibular da FESP-SP. Mas a estrada falou mais alto e voltei a fazer o que vinha pondo em prática desde dois anos atrás: viajar pelo mundo, pagando minhas contas como repórter e redator freelancer para sites e revistas do Brasil.
As passagens por Berlim, na Alemanha, onde vivi por quase cinco meses (entre idas e vindas), me levaram a encontrar três sujeitos que, sem o saberem e sem sequer se conhecerem, me influenciaram com seus jeitos de encarar a vida.
Um punk nativo de 30 anos, formado em cinema, porém ganhando a vida como redator para usar as aptidões de cineasta apenas para projetos que realmente lhe interessam, lhe tocam. Um norueguês de 47 que é linguista e maestro, e diz que estudou as letras e a música no Ensino Superior por pura curiosidade. E um russo de 55 interessado em idiomas, poesia, editoração, formado em matemática e cujo lema é: “Não gosto de saber como vai estar minha vida daqui a cinco ou dez anos”.
Sem dúvida há um bocado de facilidades para esses três homens se dedicarem a seus interesses intelectuais na Alemanha e na Noruega, países com Estados de bem-estar social consolidados (sobretudo a nação escandinava). Ainda assim, esse respeito às próprias curiosidades me parece sábio, e decidi empreendê-lo.
Kafka escreveu que “ilusões são mais frequentes que mudanças” *. Isto é, muitas vezes a gente se engana quando pensa que está mudando a vida para melhor. Às vezes, no entanto, mudamos de verdade, e esta vai ser minha luta nesses próximos três anos. Conseguir me abrir para todos os ensinamentos por vir, respirar fundo diante dos problemas e confiar na própria criatividade. Eu sei que escrever é fácil, pôr em prática é o grande desafio. Por isso este texto termina aqui. Aos desafios! 
*a fala é da personagem Olga de “O Castelo”, na edição de 2008 da Companhia de Bolso, com tradução de Modesto Carone."


Contribui para este artigo o aluno José Gabriel Navarro.

Gostou e quer participar também? Envie o seu relato para o email monitorcientificofabci@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação