domingo, fevereiro 15, 2015

Uma nova coluna está chegando....


Em 2015 teremos alguma mudanças.... uma delas é a participação da aluna do primeiro ano Paola Marinho, que estará conosco todo mês em um coluna, jovem e bem divertida, a Paola fez questão de deixar um recado bem descontraído para vocês.




"Olá, galera! Com licença, estou chegando!

Bom, primeiro, vou me apresentar a vocês: meu nome é Paola Marinho, também conhecida como Lola, atualmente aluna do 1º semestre de Biblioteconomia no período noturno (oeeee o/ #ADORO!!! haha).

Gente, olha, antes de qualquer coisa, vou confessar: estava super... err.. não seria bem "tímida", mas eu diria "intimidada" em escrever aqui. Sério. Fiquei com medo de fugir de possíveis formalidades necessárias à um blog de Monitoria Acadêmica, fugir da proposta, ser queimada na fogueira com as tripas expostas... essas coisas todas. Mas, depois, pensei "ué, mas não gostaram da minha proposta justamente por ser diferente, oras?!" e aí criei vergonha na cara (ou des-criei, né! haha) e vim escrever.

Simbora:

Atualmente trabalho em uma biblioteca universitária como auxiliar e, volta e meia, alguns alunos vem me perguntar "POR QUE BIBLIOTECONOMIA?!" (eu fazia o técnico antes, então eles sabem que eu já estudava). Eu respondo com TODO O PRAZER DO MUNDO, porque sou apaixonada pela área e tenho muitos sonhos (os quais realizarei, claro) dentro dela. Geralmente, digo o seguinte:

'Ah, Biblio é LINDO, gente! Eu sempre quis encontrar algo que englobasse tudo o que eu gosto, e custei muito a achar, aí, um belo dia, fucei a grade de Biblioteconomia e me interessou. Resolvi fazer o técnico antes para ver se era realmente o que eu queria e todas as dúvidas foram embora: eu havia me encontrado!'

Aí eles me perguntam:

"Mas... o que um bibliotecário faz?! Só trabalha na biblioteca? Porque, o que eu vejo como bibliotecário, é aquela pessoa que fica na biblioteca e pega os livros..."

Eu faço uma cara assim....respiro fundo e respondo:


"NÃÃÃÃOOOOOO!!! Nossa, é TÃO além!!! (*olhos brilhando*) Bibliotecário é o profissional da informação! E ele pode fazer tanta coisa! Mediações de leitura, ajudar com referências bibliográficas, formação de novos leitores..."

 E aí eu começo a falar mais do que o homem da cobra e não paro mais! haha Fico exemplificando de todas as formas possíveis e impossíveis o trabalho de "captação de usuário" da Biblioteca, digo que o processo técnico é importante, mas não adianta eu ter um acervo lindo, organizado, catalogado e completo se não tenho público, mas que isto também é importante para facilitar o acesso. Digo que a minha ideia é, sim, a formação de novos leitores, mas não apenas leitores de material bibliográfico, mas leitores de tudo o que contenha informação e do qual ele possa obter um pertencimento a partir dali... Que a minha Lei de Raganathan favorita é "a cada livro, o seu leitor", porque a leitura independe de conteúdo e suporte, que cada um é um e que em alguma coisa ele vai se encontrar. Falo que eu acredito que eu percebi que, para formar um novo leitor adulto, tem que, sim, começar a introduzi-lo na leitura como se fosse uma criança, porém sem infantilizá-lo, mas aos poucos, didaticamente, de-va-gar, sem um "estrupo literário", fazê-lo evoluir até chegar aonde pretendemos... Ai, gente!!! Evoluir o individuo, fazê-lo se encontrar e encontrar o que combina com ele e que aquilo passe a se tornar parte natural do que ele é... Ai ai... É tudo isso e muito mais (quem quiser conversar comigo qualquer dia, me procure e vai descobrir que eu FALO DEMAIS MEEEEESMO shaushaushaushuashuashuas Mas, ah, vale a pena, hahaha. Ao menos eu acho que vale ;)

Enfim, se vocês soubessem QUANTA coisa passa na minha cabeça... Aliás, é mais uma coisa engraçada a respeito da minha escolha de Biblioteconomia: quando eu tinha uns... 11 anos mais ou menos, uma priminha minha estava conversando comigo quando, de repente, virou para o irmão dela e falou "Nossa, ela parece uma enciclopédia! Tudo o que eu pergunto ou falo, ela sabe!". HSUAHSUASHUAHSUASHUAHSUAHSUAHSUAHSUASHUASHU E eu ADORO ISSO!!! É muito eu!!! Não faço questão de saber tudo, mas adoro saber sobre um pouco de tudo. E, do que eu realmente gosto, gosto de saber MUITO!!! E compartilhar, claro!!! Acho que enriquece muito a mim e ao outro isso! 

Eu sou aquele tipo de pessoa que adora ter uma resposta, uma dica, um link... sempre disponível para ajudar quem precisa saber de alguma coisa, seja para discorrer sobre os segredos ocultos de Tchaikovsky, programação cultural de São Paulo ou como usar o delineador para dar a impressão de olho maior! HSUAHSUAHSUASHUASHUASHUASHUASHUAS Posso não saber tudo sempre, mas alguma base, eu gosto de ter! E, caso não tenha, vou atrás! 

Ai ai, estou empolgada! Mas, por hoje chega um pouco, mas tenho muito o que falar! #VãoVendo!

beijooooos, 

até breve!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário