Pular para o conteúdo principal

Coluna Música e Livros por Bruno Carvalho

Música e Livros é uma coluna escrita por Bruno Carvalho, ex-aluno de Biblioteconomia da FESPSP, que fala a respeito de bandas e o que elas leem, mostrando que música e livros podem ter tudo a ver!
Este mês Bruno entrevista Antônio da banda Elite Sofisticada.


Quando você decidiu ser músico? Tocou em outras bandas antes do Elite Sofisticada?
Sim, tive banda pré-garagem... de ponta de bloco, digamos.... Os Mal-Educados, nunca tocamos, também não havia instrumentos elétricos, usávamos violões... porém, já buscando a noção do contrabaixo na música e ainda não havia baterista nem vocal, éramos eu e o Marcelo Pilastra... que comporia também o Elite Sofisticada.

Gastão (vocal), Tonho (guitarra), Marcelo Pilastra (baixo) e Rogério Lopes (bateria)


Pode contar um pouco da história da banda, de onde surgiu o nome "Elite Sofisticada", quem eram os integrantes , etc...
A ideia do nome ouvi do recentemente falecido Negrete ex - baixista da Legião Urbana, ai, eu e ele estávamos na plateia quando ele, criticamente, disse a paródia: ‘‘Se os filhos de professores da UnB são a Plebe Rude, vocês, que são uns ferrados, devem ser a Elite Sofisticada’’, a gente tava num show na Funarte onde tava tocando também o Plebe Rude, dai, conhecemos o Rogério (bateria), o Luiz Gastão (vocal), pronto, tava feito.

Qual a influência literária nas letras do Elite Sofisticada? Que livros e autores influenciaram a banda na década de 80?
 Nenhuma influência literária, na época não tinha garotos aplicados em cultura literária no máximo, abríamos livros de gramática escolar onde escolhíamos frases aleatoriamente.

Tem alguma música da banda que fala de algum livro? Ou alguma música que tem trecho de livros? Por exemplo: o juiz declarou o réu inocente / o povo elegeu o deputado / as paixões tornam os homens cegos / nós julgamos o fato milagroso. Mas, foram uma ou outras, a maioria eram escrita por mim ou o Rogério, conforme nosso entendimento à época.

O que está lendo atualmente? 
Atualmente, nada leio. Apenas sondo minha capacidade "inteligentiva" para compreender a existência.

Como era o seu convívio com o pessoal das outras bandas de Brasília nos anos 80? (Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana), etc... Assistiu aos shows na época? Viu shows do Aborto Elétrico também? Comente sobre essa época. 
Era uma época bem romântica, não havia internet, o mínimo de informações fora do conteúdo da escola era visto nas antigas Enciclopédias. As relações entre as bandas eram suficientemente amistosas. Algumas ensaiavam juntas, ou compartilhavam as salas alugadas. Todo mundo de todas as bandas se conheciam. E todas as sextas e sábados nos encontrávamos nos points da época, por exemplo a Adega na 103 sul.

Quais as melhores lembranças da época do rock dos anos 80 em Brasília? 
A melhor lembrança é a própria época e tudo que permeou seu acontecimento.

Você ainda continua tocando, escrevendo músicas? Quais são os projetos futuros? 
Abandonei os antigos instrumentos e abri um leque para instrumentos etnos. Didjeridoo (Austrália), morshang (índia) ,maultrommel (Alemanha) ,kalimba (África) ,khoomei (canto da Mongólia) ,violoncelo (para acompanhar o canto mongol) ,ráb ncâ (Vietnam)...Meu atual projeto se chama DUO VÁRIO...música etno-jazz & etno-lyserge. Adotei outro nome no ramo musical: Xoomei.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação