domingo, março 15, 2015

Semana do bibliotecário FESPSP - Parte I

Entre os dias 09 e 13 de março a FaBCI-FESPSP realizou palestras com temas diferenciados em comemoração ao dia do bibliotecário que foi comemorado no dia 12 deste mês.


Alguns dos nossos alunos enviaram seus relatos de participação para o blog da Monitoria, e uma delas é a Nathalia Pereira, do 3º semestre matutino que nos contou um pouco sobre a palestra "Preservação da informação cinematográfica: a atuação do bibliotecário na cinemateca Brasileira", que ocorreu no dia 09/03.

"O bibliotecário Alexandre Miyazato que atua na biblioteca Paulo Emilio Salles Gomes que se localiza na Cinemateca Brasileira, formado na UNESP de Marília onde começou o seu processo de estudo sobre cinema, participando de cineclubes da própria universidade e da região e colocou a importância do aprendizado a partir da participação na produção dos filmes e todo seu processo de criação, colocando também a importância do papel social dos cineclubes e essencial para a formação do bibliotecário.



O que é Cinemateca Brasileira?
Cinemateca nada mais é que um local onde armazena e conservam filmes, sua missão é preservar e restaurar o acervo, o estado dos filmes determina o estado de conservação onde serão armazenados, os responsáveis pelas operações de conservação do acervo audiovisual e o gerenciamento da circulação dos materiais. Sendo divididos em dois acervos: um para restauro e outro para catalogação.
O sistema de catalogação utilizado na cinemateca é a Federação Internacional de Arquivos Filmográficos (FIAF), baseada na CDU, utilizam também vocabulário controlado para Artes do Espetáculo desenvolvido pela Biblioteca Jenny Klabin Segall.

É Constituída?
Conservação de filmes, catálogo de filmes, laboratório de imagem, núcleo de difusão, centro de documentação e pesquisa, acervo iconográfico, seleção e aquisição de materiais (constituída por doações de cineastas) e coleções bibliográficas (Roteiro, anuário de cinema Brasileiro, tese, Homero, folheto, periódicos, documentos diversos).

Perfil Profissional?
Conhecimentos audiovisuais, noção do material e tecnologias utilizadas para preservação e armazenamento, assim como de física e química básica dos suportes áudio visual, tendo como base o gosto por cinema.


Para Saber mais:

Contato:
biblioteca@cinemateca.org.br


Envie seu relato sobre a semana de Biblioteconomia da FaBCI - FESPSP para a Monitoria Científica através do e-mail: monitorcientificofabci@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário