domingo, abril 19, 2015

Coluna: Onde estão os Bibliotecários? Por Grazielli de Moraes

Mais uma bibliotecária formada pela FESPSP nos presenteou com uma entrevista para a coluna “Onde estão os bibliotecários?” espero que gostem tanto quanto às outras.

Esse mês trago uma entrevista muito boa com a bibliotecária do CDI – Centro de Documentação e Informação da ABRAP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), Denise Silva de Oliveira, 29 anos, formada em 2009, Pós-Graduanda em Gestão da informação na própria FESPSP.

“... responsáveis pelo maior acervo especializado em Previdência Complementar (Fundos de Pensão) ... organizamos e gerenciamento todo esse conhecimento, de forma a disseminar ao nosso público da forma mais rápida e eficaz, que hoje se dá principalmente pela nossa Biblioteca Digital, alcançando cada dia mais nosso público, percorrendo todo o território nacional até mesmo Angola...”
 (Denise S. Oliveira)

Para a profissional, através da graduação da FESPSP foi possível além de se formar, compartilhar experiências de vida não somente na sala de aula, mais em todos os relacionamentos vivenciados na escola, com isso, foi possível agregar valores tanto na carreira profissional, como agregar conceitos capazes de modificar até mesmo a vida pessoal.

Ela acredita que a biblioteconomia precisa passar por mudanças, não só na questão do papel profissional:

“Acredito que a principal mudança deve estar no papel que, nós como profissionais da informação, estamos exercendo em nossa sociedade. Infelizmente, a sociedade ainda tem a visão do profissional que apenas remaneja livros da estante... quando estamos muito além disso. Novas oportunidades têm surgido no mercado de trabalho, o que nos permite ingressar em diversas áreas de atuação... e cada vez mais usamos a tecnologia em nosso favor, para cumprir nossa missão. Então que abusemos desses meios para impactar a nossa sociedade, que hoje tem se mostrado tão informada e informatizada, mas com cada vez menos conhecimento... que exerçamos o papel não apenas de disseminar a informação (dentre tantos), mas de propagar o conhecimento à uma sociedade tão carente, sem conhecimento de causa”. (Denise S. Oliveira)

A biblioteconomia pra ela além de uma porta para transformação pessoal e profissional, é o estudo para aplicação da intermediação entre usuário e a informação, podendo ser feita de diversas maneiras, ainda mais diante a tantas tecnologias que vem surgindo e ao desenvolvimento diário de nossa sociedade e nós enquanto profissionais precisamos disseminar tais informações e gerar conhecimento.


Responsável por esta entrevista: Grazielli de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário