Pular para o conteúdo principal

Coluna: Onde estão os bibliotecários? Por Grazielli de Moraes


Hoje trago a entrevista realizada com Renata Rosa, 33 anos, bibliotecária pela FESPSP desde 2011, especializada em Gestão do Conhecimento (FGV), além de participar de palestras de especialização sobre o temas, como Tool Pocket KM, e participações em Jornadas Culturais e eventos de atualização profissional. Atualmente estuda Psicologia, pois acredita que a Gestão do Conhecimento está totalmente atrelada ao comportamento humano.

“... Gestão do Conhecimento está relacionada com o comportamento das pessoas e, na grande maioria dos casos, para ser implementada, requer um projeto de gestão de mudança, para auxiliar na criação de um ambiente de compartilhamento.” 
(Renata Rosa de Almeida)

Atualmente trabalha com Gestão do Conhecimento na empresa PwC (PriceWaterCoopers – internamente utilizado o nome Knowledge Management – KM). Sua atuação refere-se à projetos e práticas de compartilhamento interno de conhecimentos, no entanto, atualmente, sua atuação está focada na gestão de conteúdo do Portal Corporativo). Na área de KM, desenvolve as seguintes atividades:

Gestão documental de Portal Interno e taxonomia: Análise do fluxo informacional e garantir o bom uso e funcionamento.

Desenvolvimento e implementação de projetos de Gestão do Conhecimento: Diagnóstico para identificar as necessidades informacionais, bem como proposta de melhoria e sugestão de solução de informação para implementação.

Desenvolvimento de Comunidade de prática em mídia social interna: Desenho de layout (Arquitetura da Informação) e criação de grupos de comunidade de prática em mídia social interna. As Comunidades de Práticas unem pessoas com interesse em temas específicos e possibilitam a troca de informação e conhecimento.

Apoio em treinamentos e eventos internos da área: Apoio nos treinamentos da área, no que tange às ferramentas de informação da firma e apoio em eventos que visam compartilhar o conhecimento entre os profissionais.

“Sempre quis atuar nesta área. Embora seja uma atuação diferente do convencional, tem sido uma experiência muito bacana poder atuar com Gestão do Conhecimento, pois para mim, parecia algo muito abstrato. Hoje, atuando em uma organização nesta área, consigo enxergar como a atuação do bibliotecário pode assumir diferentes contornos. Mas acredito que requer do profissional uma busca por aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos na graduação. A busca por aperfeiçoamento deve ser uma constante.” 
(Renata Rosa de Almeida)


Como ela estuda a segunda graduação, acredita que a visão acadêmica que lhe foi dada é de grande valor, além disso, menciona que a partir da FESPS foi instigada a estudar, pesquisar e saber cada vez mais.

“A FESP despertou em mim a vontade de estudar cada vez mais e posso dizer ainda, a vontade de querer pesquisar... profissionalmente, foi uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Os conhecimentos adquiridos no primeiro ano da faculdade, já me possibilitaram ingressar no mercado de trabalho e colocar em prática alguns temas abordados nas aulas. Ingressei no primeiro semestre da faculdade para trabalhar com pesquisa e disseminação seletiva de informação, algo muito requisitado nas empresas. Além do contato com os professores, que são sempre muito acessíveis, independente do término do curso...” 
(Renata Rosa de Almeida)


Acredita no grande poder da biblioteconomia, quanto ao auxílio às diversas instituições, quanto à organização do conhecimento “...em muitos casos dispersos...”, conhecimento este, que hoje torna-se vantagem competitiva e, consequentemente, lucro para as empresas. E ainda, menciona a questão de o bibliotecário ser melhor posicionado diante do mercado de trabalho, podendo ter um melhor aproveitamento, novas atribuições e ganhar mais espaço, com as novas tecnologias e à informação digital. 

Seu recado aos novos integrantes da profissão é:





“... estudem o máximo que puderem para se diferenciarem no mercado. Façam cursos de Especialização, Pós, participem de eventos, pois são ótimos para adquirir conhecimento da área e, principalmente, pela oportunidade de estar com outros profissionais.” 
(Renata Rosa de Almeida).






Entrevista realizada pela Bibliotecária Grazielli de Moraes Silva, voluntária da Monitoria Científica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e