Pular para o conteúdo principal

Visita de alunos da FaBCI ao Museu Afro Brasil em São Paulo

Os alunos do 5º semestre realizaram uma visita guiada no Museu Afro, localizado no Parque do Ibirapuera, São Paulo.

A visita ocorreu no dia 16 de maio e faz parte do conteúdo da disciplina Projetos Culturais, ministrada pela Prof. Tânia Callegaro.

Um pouco sobre o Museu...

Museu Afro Brasil
Fonte: Museu Afro Brasil
O espaço foi inaugurado em 2004 é um órgão subordinado à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. sendo, portanto, uma instituição pública. Ele é administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

Seu acervo é composto por cerca de 6 mil obras (entre pinturas, esculturas, fotografias e documentos diversos de autores brasileiros e estrangeiros). Além de promover uma exposição permanente com seus artefatos, o espaço possui um auditório para eventos e uma biblioteca especializada em escravidão, tráfico de escravos e abolição da escravatura da América Latina, Caribe e Estados Unidos, contando com cerca de 10 mil itens.

Para conhecer um pouco mais sobre o museu consulte o site:

http://www.museuafrobrasil.org.br/home



A professora Tânia Callegaro realiza anualmente uma visita com seus alunos ao museu, para troca de experiências e interação dos futuros bibliotecários com este tipo de espaço, que concentra educação, arte e cultura.


Ela nos enviou um relato super especial sobre a atividade:

"Bibliotecas e Museus de Arte são espaços culturais onde convergem educação, história, arte e cultura. Quando falamos culturais queremos dizer que são simultaneamente espaços de memória, informação e de ação - pesquisa, comunicação, leituras e reinvenção. Os produtos culturais, as obras, organizados segundo um conceito e uma “fala” própria do curador, exibem-se e estimulam os sentidos, a imaginação e o pensamento do receptor/usuário/visitante, preparando corpo e mente para o diálogo com a obra e o encontro com culturas diferentes. Esse processo ativo é possibilidade e caminho para a desconstrução das “certezas” e reconstrução de novas visões de mundo. O acesso mediado aos bens culturais é modo de transformar a sociedade pelas culturas, informação e educação.A visita ao Museu Afro Brasil, no dia 16/05, foi muito boa, pois estabeleceu uma relação diferenciada entre professora e alunos, e propiciou a reelaboração do conhecimento acerca da dinâmica cultural brasileira e da participação (negada e esquecida nas escolas) do negro na história da arte brasileira e da cultura. Durante a visita nos deparamos com um projeto cultural que a biblioteca do museu estava realizando junto aos professores, denominado Encontro com educadores, Vozes da Abolição. Segundo o cartaz de divulgação, “(...) o encontro com educadores convida os participantes a refletirem o protagonismo negro na reivindicação, luta e conquista da liberdade, (...)”. A visita ao museu, mais uma vez demonstrou que aprender - ensinar não acontece somente nos espaços formais de educação. Valeu!!!"

Biblioteca Carolina Maria de Jesus
Créditos: Museu Afro Brasil 
Como a visita ocorreu em um sábado, houve a sociabilização dos alunos dos períodos matutino e noturno, separamos dois depoimentos bem interessantes para representar a visão dos nossos futuros profissionais da informação:


“Comparando com os de outros países foi um dos melhores museus que conheci. Representa a história e cultura mestiça do Brasil, naquilo que tem de melhor, a arte, tecnologia, desenho,
escultura, vestuário... tudo original. Passeio obrigatório para levar amigos e parentes.” Oscar Caiado (5º semestre matutino)

“Achei incrível a maneira como os artistas africanos usam cores e formas para expressar sua cultura, e também me impressionei com imagens e objetos do período da escravidão. O único porém é que o espaço parecia insuficiente para todas as obras, prejudicando a apreciação individual.” Érica Claudino ( 5º semestre noturno)

A professora Tânia cedeu gentilmente ao Blog da Monitoria Científica suas fotos:
              
                          

















             


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e