domingo, agosto 09, 2015

Aluna da FESPSP trabalhou como voluntária no CBBD

Isabela Martins, aluna do 6ª semestre noturno do curso de Biblioteconomia da FESPSP trabalhou como voluntária no maior evento de Biblioteconomia do Brasil: o CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação que ocorreu no final de julho em São Paulo.

Ela concedeu uma entrevista à Revista Biblioo contando um pouco sobre a maravilhosa experiência que teve como voluntária e a Monitoria Científica não poderia deixar de reproduzir trechos deste maravilhoso relato.

"Nos últimos dias 21, 22, 23 e 24 de Julho de 2015, ocorreu na cidade de São Paulo a 26ª edição do CBBD, o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, com o tema principal “Biblioteconomia, ciência e profissão”. Como sou graduanda em Biblioteconomia e moradora na cidade de São Paulo, não poderia perder esse momento tão importante.

Mas, como boa estudante, eu não tinha o dinheiro suficiente para o investimento. Estava triste e cabisbaixa, quando, na página da FEBAB, vi que eles haviam aberto as inscrições para o voluntariado pro CBBD. Vi aí minha oportunidade de participar. Enviei minha inscrição e aguardei ansiosamente. Alguns dias depois, para minha surpresa, recebi o e-mail me avisando que eu havia sido selecionada.

Alegria, alegria! Assim, no dia 20, fui à reunião para me inteirar dos pormenores do voluntariado e participação no evento já que eu, além de ajudar como voluntária, eu estava animadíssima para aproveitar o evento.

Isabela Martins

Meu primeiro dia foi no dia 21, quando ocorreram os minicursos. Ajudei na confecção das centenas de crachás e conheci todo o pessoal da organização. No mesmo dia, à noite, fui à abertura oficial, na belíssima Sala São Paulo, com as ilustres presenças de Nabil Bonduki, secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, secretário da Cultura do estado de São Paulo, Regina Céli de Sousa, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, José Castillo Marques Neto, presidente do Plano Nacional do Livro e da Leitura e (com um emocionante discurso) Adriana Ferrari, presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Na ocasião foram prestadas homenagens à professora Neusa Dias de Macedo e aos 75 anos do curso de Biblioteconomia da FESPSP. Uma noite que já antecipava o que seriam os dias seguintes: agitados, cheios, intensos e emocionantes.

Muitos se impressionaram por eu estar trabalhando como voluntaria. Eu é que me surpreendi por eles! O trabalho voluntário é um presente, onde quem dá é quem recebe mais. Não podemos perder oportunidades por ficar na defensiva; pior do que pensar “como foi ruim” é pensar “por que não tentei?”.

A Biblioteconomia precisa de entusiasmo, ação. Coloquemos em prática aquilo que nos inquieta, aquilo que duvidemos que dê certo, aquilo que ninguém acredita, mas que nos desperta o amor, a paixão. Vamos nos desafiar a tornar a Biblioteconomia o centro das atenções, em nossos empregos, em nossas casas… Avante pela Biblioteconomia ativa!"

Lembramos que o texto completo e original está disponível aqui.

4 comentários:

  1. Vai Isabela.... boa.... é assim que nos envolvemos e nos apaixonamos mais pela profissão. Caminho certo.
    Vânia Funaro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Isabela. Você está certa, a Biblioteconomia brasileira precisa de mais pessoas entusiasmadas, corajosas e generosas. Continue assim e será uma profissional destacada.

    ResponderExcluir