Pular para o conteúdo principal

Aluna da FESPSP trabalhou como voluntária no CBBD

Isabela Martins, aluna do 6ª semestre noturno do curso de Biblioteconomia da FESPSP trabalhou como voluntária no maior evento de Biblioteconomia do Brasil: o CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação que ocorreu no final de julho em São Paulo.

Ela concedeu uma entrevista à Revista Biblioo contando um pouco sobre a maravilhosa experiência que teve como voluntária e a Monitoria Científica não poderia deixar de reproduzir trechos deste maravilhoso relato.

"Nos últimos dias 21, 22, 23 e 24 de Julho de 2015, ocorreu na cidade de São Paulo a 26ª edição do CBBD, o Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, com o tema principal “Biblioteconomia, ciência e profissão”. Como sou graduanda em Biblioteconomia e moradora na cidade de São Paulo, não poderia perder esse momento tão importante.

Mas, como boa estudante, eu não tinha o dinheiro suficiente para o investimento. Estava triste e cabisbaixa, quando, na página da FEBAB, vi que eles haviam aberto as inscrições para o voluntariado pro CBBD. Vi aí minha oportunidade de participar. Enviei minha inscrição e aguardei ansiosamente. Alguns dias depois, para minha surpresa, recebi o e-mail me avisando que eu havia sido selecionada.

Alegria, alegria! Assim, no dia 20, fui à reunião para me inteirar dos pormenores do voluntariado e participação no evento já que eu, além de ajudar como voluntária, eu estava animadíssima para aproveitar o evento.

Isabela Martins

Meu primeiro dia foi no dia 21, quando ocorreram os minicursos. Ajudei na confecção das centenas de crachás e conheci todo o pessoal da organização. No mesmo dia, à noite, fui à abertura oficial, na belíssima Sala São Paulo, com as ilustres presenças de Nabil Bonduki, secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, secretário da Cultura do estado de São Paulo, Regina Céli de Sousa, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, José Castillo Marques Neto, presidente do Plano Nacional do Livro e da Leitura e (com um emocionante discurso) Adriana Ferrari, presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Na ocasião foram prestadas homenagens à professora Neusa Dias de Macedo e aos 75 anos do curso de Biblioteconomia da FESPSP. Uma noite que já antecipava o que seriam os dias seguintes: agitados, cheios, intensos e emocionantes.

Muitos se impressionaram por eu estar trabalhando como voluntaria. Eu é que me surpreendi por eles! O trabalho voluntário é um presente, onde quem dá é quem recebe mais. Não podemos perder oportunidades por ficar na defensiva; pior do que pensar “como foi ruim” é pensar “por que não tentei?”.

A Biblioteconomia precisa de entusiasmo, ação. Coloquemos em prática aquilo que nos inquieta, aquilo que duvidemos que dê certo, aquilo que ninguém acredita, mas que nos desperta o amor, a paixão. Vamos nos desafiar a tornar a Biblioteconomia o centro das atenções, em nossos empregos, em nossas casas… Avante pela Biblioteconomia ativa!"

Lembramos que o texto completo e original está disponível aqui.

Comentários

  1. Vai Isabela.... boa.... é assim que nos envolvemos e nos apaixonamos mais pela profissão. Caminho certo.
    Vânia Funaro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Isabela. Você está certa, a Biblioteconomia brasileira precisa de mais pessoas entusiasmadas, corajosas e generosas. Continue assim e será uma profissional destacada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e