Pular para o conteúdo principal

Coluna: Onde estão os Bibliotecários? Por Grazielli de Moraes

Olá gente, estou de volta com essa coluna maravilhosa, com o objetivo de mostrar por onde andam os bibliotecários formados pela FESPSP e com isso possibilitar uma interação entre pares e ainda tornar visível os vários campos de atuação do bibliotecário (devo confessar que estava morrendo de saudades de escrever pra Monitoria).

E pra começar o semestre, nada melhor que trazer uma bibliotecária que realizou recentemente um intercâmbio na Europa, afim de, melhorar sua vida profissional e pessoal. E de fato voltou de lá melhor e com muita experiência pra contar.

Valéria Hosana Pimentel da Silva, 32 anos formada pela FESPSP em 2010.

Após sua formação, ela trabalhou na UNIMED por seis meses com documentação e biblioteca, em seguida trabalhou com consultoria durante um ano e meio, para então receber o convite para retornar à empresa em que havia feito estagio o que a deixou muito feliz.

“ ...sempre trabalhei com arquivo, e confesso que adoro. Conhecer a 
necessidade do seu usuário, organizar a informação e depois seu usuário
encontrar o que ele precisa de forma rápida e eficaz é muito
satisfatória a sensação. Hoje não estou trabalhando, mas estava numa
grande empresa de engenharia com projetos excelentes para os arquivos da
empresa. A Biblioteconomia que me deu essa oportunidade de trabalhar
nessa grande empresa...” (SILVA, Valéria)


Pra ela, a FESPSP foi a responsável por sua excelente formação, mas acredita que “... quem escreve nossa história somos nós mesmos...”, além disso, ela menciona que mesmo que não tenha feito uma pós, fez cursos de curta duração e sempre que possível se mantêm atualizada, pra manter-se ativa no mercado competitivo.

Aos novos integrantes da área, ela deixa a seguinte mensagem:

“Se realmente é o que você gosta, venha para a Biblioteconomia, eu gosto muito, só não imaginem ganhar muita grana com nossa área. Precisamos mostrar a importância do nosso trabalho, e nós mesmos, termos a consciência do papel fundamental do profissional da informação dentro de uma Instituição...”. (SILVA, Valéria)

Além disso, Valéria deixou claro que é necessário que nós enquanto bibliotecários lutemos pela valorização de nossa área, afinal, temos um papel muito importante na sociedade e dentro das instituições, é necessário que tenhamos ousadia, criatividade e disposição, isso tudo junto só acarretará em necessidade de nosso trabalho para as empresas.

Além disso, Valéria participou recentemente de um intercâmbio o qual lhe permitiu realizar um trabalho voluntário em organização de uma biblioteca, e conta um pouquinho sobre esse processo pra nós:

“... Fui pra lá com o objetivo de aprender inglês e conhecer outro país da Europa, além de vivenciar uma cultura diferente. Dai surgiu o trabalho voluntário como uma oportunidade de aprimorar meu conhecimento na área, já que minha maior experiência é em arquivo... Acho que consegui iniciar um trabalho legal, mas por pouco tempo, desse modo não pôde ser finalizado... Alguns amigos da área me ajudaram com dicas de como melhor organizar, tais dicas e ajudas foram muito importantes para o desenvolvimento do trabalho... Não vou citar nomes, porque posso esquecer alguém, mas posso dizer que estou me sentindo muito feliz.
Ter tido a oportunidade de trabalhar em minha área e ao mesmo tempo vivenciar uma cultura diferente de forma voluntária só aumentou meu conhecimento... ”. (SILVA, Valéria)

Espero que tenham gostado em breve mais entrevistas pra lá de especiais!!!


As entrevistas desta coluna são elaboradas pela Bibliotecária e ex-aluna da FaBCI - FESPSP Grazielli de Moraes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação