domingo, agosto 16, 2015

Coluna: Onde estão os Bibliotecários? Por Grazielli de Moraes

Olá gente, estou de volta com essa coluna maravilhosa, com o objetivo de mostrar por onde andam os bibliotecários formados pela FESPSP e com isso possibilitar uma interação entre pares e ainda tornar visível os vários campos de atuação do bibliotecário (devo confessar que estava morrendo de saudades de escrever pra Monitoria).

E pra começar o semestre, nada melhor que trazer uma bibliotecária que realizou recentemente um intercâmbio na Europa, afim de, melhorar sua vida profissional e pessoal. E de fato voltou de lá melhor e com muita experiência pra contar.

Valéria Hosana Pimentel da Silva, 32 anos formada pela FESPSP em 2010.

Após sua formação, ela trabalhou na UNIMED por seis meses com documentação e biblioteca, em seguida trabalhou com consultoria durante um ano e meio, para então receber o convite para retornar à empresa em que havia feito estagio o que a deixou muito feliz.

“ ...sempre trabalhei com arquivo, e confesso que adoro. Conhecer a 
necessidade do seu usuário, organizar a informação e depois seu usuário
encontrar o que ele precisa de forma rápida e eficaz é muito
satisfatória a sensação. Hoje não estou trabalhando, mas estava numa
grande empresa de engenharia com projetos excelentes para os arquivos da
empresa. A Biblioteconomia que me deu essa oportunidade de trabalhar
nessa grande empresa...” (SILVA, Valéria)


Pra ela, a FESPSP foi a responsável por sua excelente formação, mas acredita que “... quem escreve nossa história somos nós mesmos...”, além disso, ela menciona que mesmo que não tenha feito uma pós, fez cursos de curta duração e sempre que possível se mantêm atualizada, pra manter-se ativa no mercado competitivo.

Aos novos integrantes da área, ela deixa a seguinte mensagem:

“Se realmente é o que você gosta, venha para a Biblioteconomia, eu gosto muito, só não imaginem ganhar muita grana com nossa área. Precisamos mostrar a importância do nosso trabalho, e nós mesmos, termos a consciência do papel fundamental do profissional da informação dentro de uma Instituição...”. (SILVA, Valéria)

Além disso, Valéria deixou claro que é necessário que nós enquanto bibliotecários lutemos pela valorização de nossa área, afinal, temos um papel muito importante na sociedade e dentro das instituições, é necessário que tenhamos ousadia, criatividade e disposição, isso tudo junto só acarretará em necessidade de nosso trabalho para as empresas.

Além disso, Valéria participou recentemente de um intercâmbio o qual lhe permitiu realizar um trabalho voluntário em organização de uma biblioteca, e conta um pouquinho sobre esse processo pra nós:

“... Fui pra lá com o objetivo de aprender inglês e conhecer outro país da Europa, além de vivenciar uma cultura diferente. Dai surgiu o trabalho voluntário como uma oportunidade de aprimorar meu conhecimento na área, já que minha maior experiência é em arquivo... Acho que consegui iniciar um trabalho legal, mas por pouco tempo, desse modo não pôde ser finalizado... Alguns amigos da área me ajudaram com dicas de como melhor organizar, tais dicas e ajudas foram muito importantes para o desenvolvimento do trabalho... Não vou citar nomes, porque posso esquecer alguém, mas posso dizer que estou me sentindo muito feliz.
Ter tido a oportunidade de trabalhar em minha área e ao mesmo tempo vivenciar uma cultura diferente de forma voluntária só aumentou meu conhecimento... ”. (SILVA, Valéria)

Espero que tenham gostado em breve mais entrevistas pra lá de especiais!!!


As entrevistas desta coluna são elaboradas pela Bibliotecária e ex-aluna da FaBCI - FESPSP Grazielli de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário