domingo, agosto 09, 2015

Hemeroteca online Luiz Ruffato / Eles Eram Muitos Cavalos (Folha de S. Paulo)

José Gabriel Navarro, aluno do 2º semestre noturno, realizou uma pesquisa de grande valia para os colegas do 1º ano... aliando a prática adquirida  em sua primeira formação (jornalismo) com os conhecimentos exercitados no curso de biblioteconomia, o nosso querido aluno realizou uma compilação de matérias sobre o autor da obra escolhida como peça-chave do Trabalho Temático deste semestre.

Confira o material que ele nos enviou...
Luiz Ruffato
"Desde 24 de junho deste ano, já sabemos a qual obra serão dedicados os trabalhos temáticos deste segundo semestre de 2015 na faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP: o livro "Eles Eram Muitos Cavalos", do jornalista mineiro Luiz Ruffato. O título venceu outros sete (todos sobre a cidade de São Paulo) na votação aberta aos alunos.

Além de aproveitar o recesso de julho para adiantar a leitura — e, claro, para descansar! —, me dediquei a reunir material sobre o autor. Como se tratam de uma obra recente, lançada em 2001, e de um autor ainda em atividade, a imprensa, especialmente a imprensa paulistana, tem papel interessante para uma pesquisa sobre o livro e/ou o escritor.

Ao verificar a quantidade de material que havia reunido no Acervo da Folha de S. Paulo, concluí que não tinha sentido guardar tudo que havia salvo eletronicamente, em formato PDF, apenas comigo. Afinal, estamos aqui para disseminar informação, certo?

Por isso, disponibilizei online, por meio do Google Drive, os textos já publicados no jornal a respeito de Luiz Ruffato e "Eles Eram Muitos Cavalos", ou escritos pelo próprio autor para a "Folha". A ideia é facilitar o acesso, inclusive por meio de outros devices além do computador (celular, tablet, etc.), e facilitar as referências.

Usando a experiência que tive como estagiário da biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo, nomeei os arquivos com títulos úteis no contexto de uma hemeroteca online: ano, mês e data da publicação, mais o caderno e a página em que o texto saiu. O arquivo "2015_4_18_caderno-ilustrada_p-E4", por exemplo, reproduz a página E4 do caderno Ilustrada de 18 de abril de 2015.

Excluí da hemeroteca anúncios que citassem o autor ou sua obra, bem como críticas repetidas acerca de seu trabalho. Quem quiser estudar justamente essas repetições ou as citações nos espaços publicitários pode buscá-las diretamente no site do acervo da "Folha".

O link para acessar a hemeroteca online é http://goo.gl/mLC7bW."

4 comentários:

  1. Excelente esta iniciativa, parabéns, Gabriel!!
    E obrigada por compartilhar com todos.

    Sucesso para você!

    bjs,
    Magali

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a iniciativa, Gabriel. Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana!
    Parabéns 😊
    Vamos publicar na página dele.
    Abraço,
    Helena Terra

    ResponderExcluir