domingo, outubro 04, 2015

Aconteceu na FaBCI: PEC's de setembro

O mês de setembro foi bem agitado na FaBCI, tivemos três PEC's (Programas de Enriquecimento Curricular), com temas bem diferentes...

No dia 24, recebemos a visita da Bibliotecária pós-graduada pela FESPSP Izabel Monteiro, que trabalha na Biblioteca Carolina Maria de Jesus, do Museu Afro Brasil. A bibliotecária falou sobre a “Biblioteca escolar de ordem religiosa como ambiente de aprendizagem da cultura afro-brasileira".
 

A aluna do 1º ano (matutino) Júlia Alves no enviou sua opinião sobre sobre a palestra, confira:


"Adorei a experiência enriquecedora de conhecer sobre a biblioteca escolar de ordem religiosa como ambiente de aprendizagem da cultura africana e também gostei muito do modo como a palestrante Izabel Monteiro, divulgou o resultado de sua pesquisa e despertou nossa curiosidade para conhecer e nos aprofundar na história e na cultura africana. De modo muito simples mais objetivo, Izabel mostrou o quão é importante na rede de ensino seja em escola de ordem pública, particular ou religiosa o ensino da cultura afrodescendente, que na verdade faz parte da história de todos os brasileiros diretamente ou indiretamente, o que não podemos é continuar nessa sociedade preconceituosa e que agi de tal modo, por não ter conhecimento da verdadeira história do negro e por não ter fontes de informações confiáveis para adquirir tal estudo. Portanto, cabe a nós futuros bibliotecários proporcionar dentro da unidade em que atuarmos o suporte necessário para que todos tenham acesso e conhecimento da cultura africana."

Izabel Monteiro fez a gentileza de disponibilizar os slides de sua apresentação. Clique na imagem abaixo para ter acesso:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 25, recebemos a querida Bibliotecária e ex-aluna Sheila Silveira que fez uma apresentação abordando  o tema do seu TCC, defendido no final de 2014. A bibliotecária apresentou o conceito de Biblioteca Especial - desconhecido pela grande maioria dos presentes - que tem como diferencial  a formação de acervos com temas específicos tratados de forma popular. Sheila atua Sistema Enstein Integrado de Bibliotecas da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.


A apresentação utilizada na PEC está disponível para consulta, e é só clicar na imagem abaixo para ter acesso.


Ficou curioso sobre o tema e que conhecer mais? Acesse o TCC da Sheila clicando aqui.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No dia 30 foi a vez do professor Waldomiro Vergueiro visitar a FaBCI e apresentar a PEC "Observatório de histórias em quadrinhos: relatos". Uma palestra bem descontraída que contou com a participação de alunos de ambos os períodos...


A aluna do 2º ano Nathalia Pereira nos enviou um relato bem interessante sobre a palestra...

"Waldomiro Vergueiro é bibliotecário (formado pela FESP), professor de pós-graduação na ECA (Escola de comunicação e artes da Universidade de São Paulo - USP) é fundador do “Observatório em quadrinhos”, um núcleo de pesquisa criado em 1990 juntamente com três professores que tinham como objetivo aprofundar os campos do conhecimento relacionado aos quadrinhos e quebrar paradigmas em torno do papel dos quadrinhos no meio cientifico. Com linguagens próprias, que não se limitam aos quadros e balões, os quadrinhos propiciam diferentes formas e estilos de e narrativas. Entre eles: Balões, onomatopeias, recordatórios e interjeição, são alguns exemplos.
Selecionar quadrinhos para formação de um acervo é essencial para construção de uma biblioteca diversificada, que compreende que o conhecimento obtido por um livro tradicional pode também ser passado através dos quadrinhos. Dessa forma, não necessariamente os quadrinhos tem como alvo as faixas etárias infanto-juvenis, visto que o público adulto sempre existiu e vem ganhando novos olhares nos últimos tempos com as adaptações dos quadrinhos para o cinema, o que é um ganho para leitura em contra partida.
Hoje temos grandes pesquisadores na área de histórias em quadrinhos, voltados para diferentes linhas de estudo, algumas ainda não foram exploradas como produção de quadrinhos e quantidade de leitores. Waldomiro incentivou a todos que se identificam com área a buscar este caminho de pesquisa que vem ganhando adeptos de diversas áreas e desvendando todo o conhecimento e criticidade que um quadrinho pode desenvolver em um leitor, com mais de 100 anos de existência os quadrinhos tem muito a serem explorados."

Para conferir um trecho da palestra é só clicar na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário