domingo, outubro 25, 2015

Celebração do Jubileu de Ouro da Biblioteconomia

No dia 21/10 foi realizado evento na Câmara dos Vereadores de São Paulo para celebrar o Jubileu de Ouro da regulamentação da nossa profissão, promovido pelo CRB-8.

O evento contou com a homenagem à formandos de várias épocas... permitindo a troca de experiências entre profissionais da que atuam (ou atuaram) na Biblioteconomia desde antes da regulamentação.

O evento contou com a participação de diversas entidades representativas na Biblioteconomia e importantes para a sociedade como a FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários), CFB (Conselho Federal de Biblioteconomia), o próprio CRB-8 (Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª Região) e a Secretaria Municipal de Cultura.

Maria Imaculada (FEBAB), Regina Céli (CFB), Carli Cordeiro (CRB-8),
Francisco Lopes Aguiar (CRB-8) e Miro Nalles (Secretaria Municipal de Cultura)

Participaram como homenageados a bibliotecária May Brooking Negrão (representando a década de 1960), nos contando sobre a mobilização dos profissionais em prol da regulamentação, Mariza Salviato Gaino (representando a década de 1970), que contou como foi sua experiência em meio a ditadura militar. Para celebrar a década de 1980, a bibliotecária Leila Rabelo, nos contou sobre suas inspirações e paixões na área; em seguida o bibliotecário William Okubo, representando os profissionais formados na década de 1990, não pode deixar de lembrar da importância do não se "acomodar", pois enquanto bibliotecários, temos o dever de melhorar nossa sociedade e isso só será realizado de fato, se nos unirmos e não deixarmos de brigar por nossos direitos, não esquecendo os anos 2000 Jarbas Custódio, que atualmente é bibliotecário em uma unidade do CEU - Centro Educacional Unificado,na periferia de São Paulo,  nos contou sobre a realidade de se trabalhar no extremo da cidade, um local muitas vezes esquecido...


May Brooking Negrão,  Mariza Salviato Gaino e Leila Rabelo
Jarbas Custódio de Souza e William Okubo
Em seguida houve um painel de discussão que teve como convidados os Coordenadores dos cursos de Biblioteconomia da cidade de São Paulo, Prof. Luiz Milanesi (USP), Profª. Valéria Valls (FESP-SP), Prof. Rogério Neves (UNIFAI), com mediação do Prof. Fernando Modesto (USP), que num bate-papo muito proveitoso conversaram sobre as expectativas para a profissão nos próximos 50 anos.

Prof. Luiz Milanesi, Prof. Fernando Modesto, Profª. Valéria Valls, Prof. Rogério Neves
Para conferir mais fotos do evento clique aqui e acesse o álbum criado pelo CRB-8 no Facebook (de onde foram tiradas as fotos utilizadas nesta matéria) e a reportagem realizada pela Câmara Municipal de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário